Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Danilo Campetti recebe Medalha do Brasão e Diploma de Comendador

Em sessão solene, a outorga da homenagem foi realizada no Plenário da Câmara em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 1.278/19, de autoria do vereador Renato Pupo
Visualize fotos

Danilo César Campetti recebeu, na noite desta sexta-feira (20/12), a Medalha do Brasão do Município e o Diploma de Comendador da Ordem Municipal do Brasão — título que reconhece serviços excepcionais prestados à coletividade.
O agente de Polícia Federal nascido em Votuporanga há 42 anos é bacharel em Direito e especialista em Direito Público. Ingressou como investigador na Polícia Civil de São Paulo em 1999 e permaneceu atuando no GARRA e DISE em São José do Rio Preto até 2007 quando foi admitido como agente da Polícia Federal. 
Atualmente é também professor de segurança de dignitários e de armamento e tiro em cursos de formação da ANP — Academia Nacional da Polícia, operador tático do Grupo de Pronta Intervenção (GPI/PF), negociador policial formado pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e piloto privado de helicóptero formado pelo Centro de Instrução Scoda Aeronáutica.
Entre as principais missões das quais participou estão a segurança da Copa das Confederações (2013); a segurança do Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (2013); o planejamento das ações de segurança para a Copa do Mundo de na Secretaria Extraordinária para Grandes Eventos, no Ministério da Justiça (2014); a operação de Segurança das Olimpíadas (2016); e participou da deflagração de diversas operações policiais, entre elas, da Operação Lava Jato - na escolta dos empresários Joeslei e Weslei Batista, na condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2016) e na posterior prisão dele em São Bernardo do Campo (2018).
Danilo ainda atuou na segurança de diversos chanceleres e chefes de Estado estrangeiros em eventos promovidos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil, tais como Chile, Equador, Bélgica, Marrocos, Irã, Qatar, Israel, Turquia, Gana, Rússia, China, entre outros. Agiu na segurança do ex-presidente Barack Obama, durante visita a São Paulo em 2017.
Recentemente participou da fase Desintoxicação da Operação Lava Jato (que culminou com a prisão ex-presidente Michel Temer), atuou na consecução da segurança do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e trabalhou na segurança do candidato à presidência da República, Jair Messias Bolsonaro, até a posse presidencial, em janeiro de 2019.
No currículo de Danilo ainda consta a iniciação na maçonaria em 2001 pela Loja Aprendizes do Terceiro Milênio (São José do Rio Preto); exaltado ao grau de Mestre Maçom em 2004 e investido no Grau 33 em 2014. Membro fundador da Loja Beta, onde permanece como obreiro ativo. Somando, é filho de Geraldo e Erlete, marido da jornalista Vanessa Mauri Campetti e pai de João Otávio e Maria Clara. 
Durante o evento, fizeram parte da mesa de autoridades: o juiz federal da 5ª vara de São José do Rio Preto, Dênio Silva The Cardoso; o Secretário Adjunto da Saúde e promotor aposentado, Antônio Baldin, o coronel da Polícia Militar, Fábio Rogério Cândido; o deputado estadual Gil Diniz; os vereadores Pedro Roberto Gomes e Cel. Jean Charles Serbeto, além do prefeito Edinho Araújo que mencionou o reconhecimento recebido por Danilo ainda aos 18 anos como destaque entre os melhores atiradores da cidade.
Segundo o autor da homenagem, vereador Renato Pupo, a inquietude, a competência e o profissionalismo do homenageado fazem com que uma legião de admiradores o aplaudam. “É um dever do município enaltecer aqueles que contribuem com tanto afinco para a vida das pessoas”, pontuou. Na tribuna, Danilo agradeceu nominalmente familiares e companheiros de jornada pelo apoio e ensinamentos compartilhados.
A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e será exibida durante a programação da emissora pelo canal canal 4 da NET e 28.2 em sinal aberto e digital.

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 20/12/2019 00:00:00

Publicado por: Imprensa