Após reunião realizada na manhã de quarta-feira (29/05), na Câmara de Rio Preto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) prorrogou as inscrições para o processo seletivo para escolha dos dez novos conselheiros tutelares. O novo prazo é dia 05 de junho, próxima quarta-feira.
A prorrogação da data de inscrição é consequência das mudanças realizadas no edital. Mudanças discutidas durante reunião organizada pela Comissão Permanente de Assistência Social do Legislativo. Entre os itens alterados após reivindicações de instituições e conselhos municipais estão a eliminação dos itens 4.1.8. e 4.1.9. do edital. O primeiro determinava experiência de um ano na promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente e o segundo determinava um teste de aptidão física aos candidatos.
“Esses dois requisitos estava eliminando muitas pessoas que poderiam pleitear a eleição”, avalia a vereadora Karina Caroline, que é presidente da Comissão de Assistência Social.
Além disso, foi ampliado o número de classificados no concurso aptos para concorrer às eleições de 60 para 130 pessoas.
“Foi uma alteração democrática e vamos ter uma eleição mais justa. A cidade ganha, assim como o futuro das políticas públicas para as crianças e adolescentes, é o que mais importa para esse momento”, conclui Karina.
As inscrições para o concurso dos novos conselheiros podem ser feitas até as 23h59 do dia 05 de junho, próxima quarta-feira, pelo site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 56,50 e o salário de um conselheiro é de R$ 4.942,46, com jornada de trabalho de 40 horas semanais, além de plantões. O candidato precisa ter mais de 21 anos e morar em Rio Preto há pelo menos três anos.
Comunicação Câmara Rio Preto
Publicado em: 30/05/2019 00:00:00
Publicado por: Imprensa