Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara presta homenagem a Maria Aparecida da Silva

Pelos relevantes trabalhos realizados em mais de três décadas de atuação profissional, assistente social recebe a Medalha do Brasão do Município
Visualize fotos

Pelos relevantes trabalhos realizados na área social em mais de 30 anos de dedicação ao segmento, a pedagoga e assistente social Maria Aparecida da Silva recebeu na noite desta sexta-feira (11/11), na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, a Medalha do Brasão do Município e o Diploma de Comendadora da Ordem Municipal do Brasão. A honraria cumpre o decreto legislativo de autoria do vereador Aparecido Carlos dos Santos (SD).

Maria Aparecida é natural de São José do Rio Preto. Em 1985 mudou-se para Macaubal, onde iniciou seu trabalho na área social. Foi presidente do Fundo Social de Solidariedade de 1989 a 1992 e de 1997 a 2000. Sua trajetória também é marcada pela dedicação a instituições que trabalham em prol da infância e juventude. De 1997 a 2000 ocupou a presidência da Sociedade Beneficente Vianna de Carvalho, entidade que atende crianças e adolescentes.

Em 2001, Maria Aparecida retornou a Rio Preto e trabalhou como secretária executiva no Fundo Social de Solidariedade do município. Passou também pela Amicc (Associação dos Amigos da Criança com Câncer ou Cardiopatia). Atualmente é servidora pública estadual. Trabalha na Fundação Casa há seis anos. Além disso, dedica-se à OBA – Obra Assistencial da Basílica, como integrante do quadro da diretoria da instituição.

A sessão solene que homenageou Maria Aparecida foi presidida pelo vereador Paulo Pauléra e contou ainda com os vereadores Renato Pupo e Celi Regina. Compondo a lista de autoridades estava também o deputado estadual João Paulo Rillo: “Compreendo o evento de hoje como a oportunidade de homenagear uma pessoa que tem grandeza no gesto”, disse o deputado.

Durante a cerimônia, no Plenário, Maria Aparecida ficou na companhia de seus filhos Ronaldo Gaspar Bottino Quicoli Junior e Milena da Silva Quicoli. Marinês Aparecida da Silva Bicassi, irmã da homenageada, fez um discurso em nome da família. “Homenagear você é um presente para nós. Se pudéssemos te resumir em algumas palavras, elas seriam amor e caridade.”

Amigos e companheiros de trabalho da assistente social também acompanharam a sessão. Entre eles estava Carlos Cotrim Borges, representante da OBA, que também fez um pronunciamento. “Maria merece todas as homenagens. Na OBA ela nos ensinou como respeitar a dignidade da pessoa humana e a importância do trabalho voluntário.”

Damaris Pereira Neves, que representou o vereador Aparecido Carlos dos Santos, destacou a postura de Maria: “Num mundo de egoísmo, temos alguém como você, que dá atenção ao próximo.”

Paulo Pauléra falou da importância do título outorgado. “Nós que fazemos política temos várias prerrogativas. Fazemos leis, fiscalizamos. Mas tem uma que é importantíssima: homenagear as pessoas que contribuem com a cidade.”

Ao final da cerimônia, Maria Aparecida explicou como vê o título recebido. “Eu não me sinto merecedora dessa homenagem. Me sinto aqui uma representante de todas as mulheres que lutam. Esse momento maravilhoso me engrandeceu e me dá uma responsabilidade sobre tudo o que eu posso fazer por essa cidade.”




Publicado em: 11/11/2016 00:00:00

Publicado por: Imprensa