Na opinião da vereadora Celi, Rio Preto está se transformando em um território da violência contra a mulher. Ela chegou a essa conclusão após examinar as estatísticas da violência registradas na cidade e compará-las a outros municípios.
Segundo a vereadora, as estatísticas divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram que, de janeiro a agosto deste ano, a Delegacia de Defesa da Mulher registrou nove tentativas de homicídio, 976 lesões corporais dolosas e 112 estupros.
“Ao compará-los com os registros de outras cidades, vemos a gravidade da situação local”, afirma. Ainda de acordo com a vereadora, a ocorrência de lesão corporal dolosa em Rio Preto é praticamente o dobro do número de Araçatuba (510 registros) e Bauru (432 registros). O número de estupros registrados em Rio Preto é também o dobro das ocorrências de Araçatuba (56 registros) e mais de quatro vezes maior que os registros de Bauru (25 registros).
“Os números são ainda mais assustadores quando fazemos uma comparação, no mesmo período, com as ocorrências de todo o interior do Estado de São Paulo”, aponta Celi. Foram registradas 142 tentativas de homicídios no interior do Estado, dos quais nove são de origem local, ou seja, 6,3% do total. Das 24.266 lesões corporais dolosas registradas no interior do Estado, 976 são locais, ou 4% do total, e dos 316 estupros ocorridos no interior do Estado, 112 estupros ocorreram em Rio Preto, ou seja, 35,4% do total.
Serviço
Seminário – Políticas Públicas de Combate à Violência Contra as Mulheres
Local: Plenário da Câmara Municipal
Data: 25/11
Hora: 19h
Comunicação / Câmara Municipal
Publicado em: 01/01/0001 00:00:00
Publicado por: Imprensa