A Escola do Legislativo realizou nesta quarta-feira (17/05) o 2º Fórum “E agora sou mãe”. O evento contou com a participação de especialistas que falaram sobre temas ligados à gestação, parto e puerpério.
A especialista em reprodução humana, Thais Vitti, falou sobre as opções de tratamento que existem para auxiliar casais a conseguirem se tornar pais. Desde auxílio por terapias hormonais, passando por inseminação e chegando à fertilização in vitro. “Casais com menos de 35 anos devem procurar um especialista após um ano tentando engravidar naturalmente. A partir dos 35 anos, o prazo passa para seis meses”, afirmou.
Em seguida, o ginecologista e obstetra Fabrício de Freitas falou sobre o acompanhamento pré-natal e a preparação para o parto. “A cesárea bem indicada é um recurso importante, mas a grande maioria das mulheres é capaz de ter um parto normal, que é muito mais seguro e saudável para a mulher e para o bebê”, explicou.
A psicóloga materna e infantil Roberta Grangel discorreu sobre a importância do acompanhamento psicológico e da preparação emocional da mulher para o parto e também durante o puerpério. “A rede de apoio é muito importante. Seja ela familiar ou de amigos. A rede de apoio paga também tem um papel relevante, mas não podemos esquecer da rede de apoio com vínculo afetivo”.
Tamara Altivo, fisioterapeuta pélvica e obstétrica, explicou a importância do preparo físico para o parto. “Nós conseguimos ensinar formas de fazer força e também de alívio de dor, além de ajudar a mulher, muitas vezes, a destravar questões físicas ligadas ao emocional”.
O fórum pode ser assistido no canal da TV Câmara no Youtube.
Comunicação / Câmara Municipal
Publicado em: 17/05/2023 00:00:00
Publicado por: Imprensa