Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara aprova exigência de atestado criminal

Instituições públicas ou privadas que desenvolvam atividades com crianças não poderão contratar pessoas que tenham sobre si sentença penal de crime doloso contra criança ou adolescente, crime sexual, tráfico de drogas ou tipificados como hediondos
Visualize fotos

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, na 29ª sessão ordinária de 2024, projeto de lei que exige atestado de antecedentes criminais para a admissão profissional em instituições sociais públicas ou privadas que desenvolvam atividades com crianças e adolescentes. Se promulgada pelo prefeito, será proibida a contratação de pessoas que tenham sobre si sentença penal condenatória independentemente do trânsito em julgado, desde que o crime seja doloso contra criança ou adolescente, crime sexual, tráfico de drogas ou tipificados como hediondos.

Também nesta sessão, foram aprovados dois projetos em urgência especial (quando legalidade e mérito são votados na mesma sessão): o que faz alterações no Código de Posturas Municipais que tratam sobre a instalação de painéis luminosos, definindo parâmetros e padronizações das propagandas luminosas; e o que declara de Utilidade Pública Municipal a “Associação Recreativa, Cultural e Carnavalesca Bloco Toca da Carlota”.

Foi adiada por uma sessão a votação da proposta de lei que trata sobre a concessão de instalação, manutenção e exploração de serviços de publicidade nas ruas, avenidas e espaços públicos da cidade.

O Plenário aprovou a proposta que altera o art. 119 da Lei Complementar nº 651, de 14 de janeiro de 2021, que dispõe sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável de Rio Preto. A mudança estende prazo de 36 meses para 48 meses para a regulamentação de projetos de novos loteamentos que foram protocolados durante a pandemia. Este prazo maior é apenas para propostas que já foram protocoladas em 2020 e 2021, novos projetos seguem os prazos convencionais da lei.

Encerrando a pauta, foram aprovados dois projetos em primeira discussão: o que propõe a implantação de faixa azul para motos em avenidas de grande fluxo de veículos; e o que autoriza a Secretaria de Bem-Estar Animal a ceder, a título de lar temporário, os animais que estão sob sua responsabilidade para asilos, casas de repouso, instituições que cuidam de crianças e abrigo para mulheres vítimas de violência.

Hora do Presidente

Durante a Hora do Presidente, o Plenário recebeu Pedro Anibal Garcia Cuellar, representante dos bolivianos que moram em Rio Preto, que falou sobre a independência da Bolívia, comemorada no dia 6 de agosto.

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 06/08/2024 00:00:00

Publicado por: Imprensa