Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Legislativo aprova isenção de área azul para idosos

Projeto aprovado quanto ao mérito estende benefícios para pessoas com deficiência
Visualize fotos Visualize fotos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisaram seis projetos na 11ª sessão ordinária de 2025, na tarde desta terça-feira, 1º de abril. Em segunda discussão, foi aprovado projeto de lei do vereador Anderson Branco (Novo), que isenta idosos e pessoas com deficiência da obrigatoriedade do pagamento do estacionamento rotativa, a Área Azul. Atualmente, para estacionar no quadrilátero central de Rio Preto, os motoristas precisam adquirir tíquete de estacionamento que custa R$ 3,50 por hora. O projeto garante isenção por no máximo duas horas.

De autoria parlamentar, foram aprovados quatro projetos de lei.

Em segunda discussão, de Felipe Alcalá (PL), que institui o Dia da Família e da Vida em Rio Preto, e de Luciano Julião (PL), que obriga oração do Pai Nosso em todas as escolas públicas e privadas do município, ao menos uma vez por semana durante o ano letivo. O aluno que não desejar participar da oração poderá ser dispensado do ato, devendo apresentar à direção uma declaração assinada pelos responsáveis.

Em primeira discussão foram aprovados: de Paulo Pauléra (PP), que dispõe sobre o fornecimento de medicamentos pela rede pública municipal aos usuários que apresentarem receita prescrita por médicos particulares ou conveniados a planos de saúde. E a de Alexandre Montenegro (PL), que dispõe sobre a criação do Programa Municipal de Proteção à Infância contra o Abuso Sexual Infantil.

Foi adiada por uma sessão a análise de projeto de lei complementar do Executivo.. A proposta altera dispositivos do Código de Obras e Edificações do Município. A mudança está nas regras para áreas destinadas a rebaixamento de guias e estacionamento de veículos. Pela nova proposta, não será exigido recuo para subsolo quando o piso do pavimento imediatamente superior estiver até 1,20 metro acima do nível dos passeios, entre outras alterações, e também proíbe o rebaixamento total de guias defronte os imóveis, salvo exceções previstas em lei.

Hora do Presidente

Fizeram uso da tribuna quatro pessoas durante a Hora do Presidente. Maria Aparecida Izipato, representando o projeto Viver com Pakinson, falou sobre a doença que está em mês de conscientização. A professora Sandra Eliza Stopa explanou as reivindicações dos professores do Sesi, que pedem aumento de salário e valorização profissional. O cineasta Reinaldo Volpato apresentou dados do lançamento do filme "Estranhas Cotoveladas" e abordou temas relativos ao cinema na cidade. Encerrando esse momento, o vereador Célio Morais, do PL DE Jaboticabal, saudou os vereadores rio-pretenses em visita ao legislativo.




Publicado em: 01/04/2025 18:38:18