Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Propostas de Bruno Moura preveem a criação de pontos de apoio e motoristas e ampliam o limite do ano de fabricação dos veículos
Visualize fotos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de lei complementar e cinco projetos de lei. Em regime de urgência, quando são votadas a legalidade e o mérito, serão analisados dois projetos de lei de autoria de Bruno Moura (PRD) que beneficiam motoristas de aplicativos. O primeiro, prevê a criação pela Prefeitura de pontos de apoio para trabalhadores de entrega e transporte de passageiros por meio de aplicativos. A proposta prevê que os pontos deve ser construídos por meio de parcerias público-privada e devem disponibilizar aos trabalhadores estacionamento, banheiro, vestiário, água, área de descanso, tomadas para carregar celular e sinal de wi-fi. O segundo projeto de lei de Moura é o que aumenta de 10 para 15 anos de fabricação a idade máxima dos veículos utilizados pelos motoristas por aplicativos. O vereador alega que o limite de 10 anos prejudica motoristas que não possuem condições de adquirir veículos fabricados a partir de 2015.
 
Todos os outros projetos na pauta são do Executivo. A emenda à Lei Orgânica, que será analisada em segunda discussão, permite que o município possa publicar o Diário Oficial eletrônico, no site da Prefeitura. Atualmente, as publicações dos atos oficiais do município é feito por meio de jornal impresso. Também em segunda discussão, será analisada a proposta de lei complementar que altera o Código de Obras do município. A mudança está nas regras para áreas destinadas a rebaixamento de guias e estacionamento de veículos. Pela nova proposta, não será exigido recuo para subsolo quando o piso do pavimento imediatamente superior estiver até 1,20 metro acima do nível dos passeios, entre outras alterações, e também proíbe o rebaixamento total de guias defronte os imóveis, salvo exceções previstas em lei.
 
Os outros três projetos de lei do Executivo serão analisados em primeira discussão, pela legalidade. São os seguintes:
 
O que revoga o artigo 114 da lei de Zoneamento e Uso e Ocupação do Solo, para eliminar a exigência de que condomínios fechados tenham vias internas quando o limite do condomínio confrontar com vias públicas;
 
O que reduz de 14 metros para 12 metros a largura mínima de ruas em condomínios fechados;
 
E o que abre no orçamento fiscal do município crédito adicional especial no valor de R$ 40 mil para realização do Concurso Municipal de Educação para o Trânsito.
 
A sessão tem início às 14 horas e tem transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 28.2 em sinal aberto, canal 4 da Net/Claro, pelas redes sociais do Legislativo, YouTube e Facebook, e também pela rádio Educativa 106,7 FM.




Publicado em: 04/04/2025 14:50:34