A Escola do Legislativo promoveu na tarde de quarta-feira, dia 9 de abril, o primeiro encontro do curso de capacitação da Câmara Jovem de 2025. O projeto reúne 23 jovens parlamentares, que são alunos de 19 escolas públicas e privadas do município. Na Câmara de São José do Rio Preto, eles vivenciam o ambiente legislativo e se capacitam em noções básicas de política.
Os novos vereadores jovens foram empossados no dia 26 de março. O mandato deles tem duração de um ano. No primeiro encontro de formação do novo grupo, além da integração entre os vereadores jovens e seus suplentes, os presentes conheceram os detalhes que envolvem a posse e a diplomação de parlamentares e aprofundaram seus conhecimentos sobre o que é a Casa Legislativa e quais são as funções dos vereadores. O presidente da Câmara de Rio Preto, Luciano Julião (PL), participou da abertura do encontro, assim como os parlamentares Jean Dornelas (MDB) e Abner Tofanelli (PSB).
Criado em 2009 e reformulado em 2014, a Câmara Jovem reúne estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. Por meio da iniciativa, os alunos conhecem a rotina e os ritos do Parlamento, discutem os problemas que afetam a população local e podem apresentar sugestões e soluções, por meio de projetos, moções, requerimentos e indicações. Todo o trabalho junto aos vereadores jovens é realizado pela Escola do Legislativo, entidade pedagógica voltada à promoção da democracia e da cidadania por meio de atividades de formação e capacitação voltadas à população em geral e aos servidores da Câmara de Rio Preto. Atualmente, a equipa da escola é formada por Marcos Aurélio Minari, diretor-geral; Alessandra Nunes Lisboa, coordenadora pedagógica; Polyane Leal, coordenadora de comunicação e relacionamento; e Wilson José do Nascimento, secretário.
Publicado em: 09/04/2025 15:43:16