Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Audiência discute déficit da RioPretoPrev

Debate foi promovido pela comissão permanente de Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, presidida pelo vereador João Paulo Rillo (Psol)
Visualize fotos

A comissão permanente de Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou audiência pública na noite desta quinta-feira (16/03) para debater os 10 anos do Plano de Amortização do Déficit Atuarial (Lei Complementar nº 396/2013) da RioPretoPrev, a previdência da Prefeitura de Rio Preto

O presidente da comissão de Defesa da Cidadania, o vereador João Paulo Rillo (Psol), explicou que foi procurado por conselheiros da RioPretoPrev que apontaram um déficit crescente nos números da autarquia. Em 2013 o déficit era de R$ 1,3 bilhão, agora em 2013 está em R$ 2,3 bilhões. A audiência teve como objetivo de dar voz aos envolvidos nesta problemática e propor soluções.

Estiveram presentes na mesa de debate Jair Moretti, diretor superintendente da autarquia; o presidente do conselho Angelo Bevilacqua Neto; os conselheiros Carlos Henrique de Oliveira, Silvana Aparecida da Rocha Delfino, e o representante do sindicato dos Trabalhadores da Educação Municipal, a ATEM, Fabiano de Jesus.

Em sua fala Carlos Henrique destacou a necessidade urgente de se ajustar o plano de custeio da RioPretoPrev e que a Prefeitura aumente os repasses anuais para garantir a saúde financeira da autarquia.

A insuficiência de recursos para honrar os compromissos de aposentadoria e pensão dos servidores públicos municipais segurados da RioPretoprev é um problema que Rio Preto enfrenta.

O representante da Prefeitura, o superintendente Jair Moretti fez uso da palavra afirmando que a Prefeitura está seguindo a Lei e que está a disposição para tirar qualquer dúvida dos servidores.

Servidores que estavam presentes na plateia fizeram uso da palavra, representantes dos professores e da Guarda Civil Municipal expuseram a preocupação com a atual situação da RioPretoPrev e da necessidade de se criar faixas especiais de aposentadoria para os profissionais que têm situação de risco e insalubridade.

Coordenadoria de Comunicação




Publicado em: 16/03/2023 00:00:00

Publicado por: Imprensa