Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Pauléra vai presidir comissão para debater projeto de internação involuntária

Executivo veta projeto do presidente da Câmara por vício de iniciativa, mas indica comissão para debater nova proposta
Visualize fotos

O presidente da Câmara de São José do Rio Preto, Paulo Pauléra (Progressistas), vai presidir Comissão de Estudos para elaborar texto de projeto de lei, a ser apresentado pelo Executivo, para regulamentar no município um programa de internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua.

A norma, aprovada pela Câmara, reproduzia em âmbito municipal lei federal que regulamenta o tema. Mas, em reunião no final da tarde desta sexta-feira com o presidente da Câmara, o prefeito Edinho Araújo (MDB) disse que, seguindo parecer da Procuradoria Geral do Município, vetaria o autógrafo por vício de iniciativa.

A comissão deve contar com representantes da sociedade civil organizada, especialistas e membros do Poder Público. Pauléra disse que ao apresentar o projeto quis levantar o debate sobre o grave problema social enfrentado por Rio Preto, principalmente na região central da cidade.

Além de Pauléra e Edinho, participaram da reunião o secretário de Governo, Jair Moretti, e procurador-geral do Município, Luís Roberto Thiesi.

Abaixo, a nota divulgada pela Prefeitura:

"O prefeito Edinho Araújo informa que decidiu acolher, após parecer da PGM – Procuradoria Geral do Município, o veto ao projeto de lei de internação involuntária aprovado pela Câmara Municipal, por vício de iniciativa. No entanto, reconhecendo o mérito e a oportunidade do projeto de lei, em comum acordo com o presidente Paulo Pauléra, decidiu pela formação de uma Comissão de Estudos, sob a presidência e coordenação de  Pauléra, visando embasar a confecção de um novo projeto, agora de autoria do Executivo. O presidente da Câmara informou que pretende convidar pessoas e entidades da sociedade civil ligadas aos segmentos da saúde e do meio jurídico já na próxima semana para iniciar os debates sobre o novo texto legal."

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 24/02/2023 00:00:00

Publicado por: Imprensa