Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Comissões questionam demora no pagamento de emendas impositivas

Instituições destacam que repasse é essencial para continuidade de serviços prestados
Visualize fotos

As Comissões Permanentes de Defesa da Cidadania, da Criança e do Adolescente e também do Idoso – presididas respectivamente pelos vereadores João Paulo Rillo (PT), Renato Pupo (Avante) e Pedro Roberto (Republicanos) - realizaram reunião pública para tratar da ausência de pagamento das emendas impositivas destinadas às entidades sociais e filantrópicas no Orçamento de 2025.

Também participaram do encontro representantes de lares de idosos, instituições de saúde, associações que acolhem pessoas em vulnerabilidade social e instituições dedicadas ao atendimento de pessoas com deficiência. Essas organizações reclamam da demora do repasse e destacam que eles seriam essenciais para a manutenção dos serviços prestados. Algumas entidades relataram também que, quando a Prefeitura sinaliza que o repasse será feito, é dado a elas pouco tempo para que apresentem e desenvolvam projeto onde o dinheiro será aplicado. Os gestores das organizações pedem previsibilidade e o pagamento escalonado para que possam organizar seus investimentos e manutenções.

Representantes das ILPIs, as instituições de longa permanência de idosos, defendem que emendas destinadas a elas por meio da Secretaria de Saúde possam, sim, ser pagas. O dinheiro seria usado para custeio de insumos e pagamento dos profissionais de saúde que atuam nesses lares. Contudo, mesmo prestando alguns serviços de saúde, as ILPIs são consideradas instituições de assistência social – questão que estaria barrando os repasses.

Representantes do Poder Executivo não compareceram à reunião.  Para o vereador Renato Pupo, o atraso no pagamento das emendas impositivas por parte do Executivo “ignora os mais necessitados”. Para Pedro Roberto, a situação “prejudica entidades sérias”. Ele defende que o governo municipal tenha uma melhor organização para a execução das emendas do próximo ano. “Que faça um cronograma e não deixe para a última hora.”




Publicado em: 28/11/2025 17:49:52