Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Legislativo promove audiência pública sobre Educação

Debate foi realizado pela Comissão Permanente de Educação e recebeu secretária Fabiana Zanquetta
Visualize fotos

Compareceram à reunião o presidente do Legislativo, Pedro Roberto (Patriota), Jean Charles Serbeto (MDB), João Paulo Rillo (Psol), Julio Donizete (PSD) e Renato Pupo (PSDB), que comandou o debate.

Entre os temas na pauta estavam a falta de vagas em creches, a deficiência de transporte para crianças, a ausência de acompanhamento especializado para alunos com transtornos em sala de aula e a carência de psicólogos nas escolas.

Mariane Magnani, mãe de uma estudante autista de quatro anos, destacou que a medicina tem conseguido estabelecer diagnósticos cada vez mais cedo e, por isso, a capacitação dos profissionais de educação é fundamental para o atendimento desses alunos. “Também é importante que a prefeitura forme equipes multidisciplinares com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais. Essas medidas precisam ser adotadas o mais rápido possível”, pontuou e completou: “muitas mães não puderam estar presentes em função do horário da audiência. Em um próximo encontro, é fundamental que o período escolhido contemple essas mulheres que trabalham em horário comercial”.

Em seu discurso, Fabiana apresentou números como os 49 professores e 1200 alunos assistidos pela educação especial e os atendimentos individualizados efetivados nos CRAS e CAPS.

Para Pupo, o encontro, que durou aproximadamente duas horas, foi muito importante. “Estabelecemos um diálogo democrático e todos puderam demonstrar seus pontos de vista. Em até trinta dias vamos nos reunir novamente e espero que até lá algumas iniciativas tenham avançado. Por exemplo: aguardamos o estudo do impacto financeiro para contratação de novos profissionais, a previsão de inauguração de novas creches e a resolução da demanda do transporte. Hoje, crianças que moram até 1km de distância da escola, recebem passe de ônibus, mas essa alternativa não é suficiente uma vez que muitas vezes o acompanhante não têm disponibilidade de tempo”, concluiu.

A Comissão Permanente de Educação é presidida por Renato Pupo (PSDB) e conta com os membros: João Paulo Rillo (PSOL), Odélio Chaves (Progressistas) e Karina Caroline (Republicanos).

 

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 01/01/0001 00:00:00

Publicado por: Imprensa