Funcionários da Câmara Municipal de São José do Rio Preto passaram por treinamento para composição de Brigada de Emergências. Durante dois dias, 64 servidores efetivos, comissionados e assessores do Legislativo receberam informações básicas sobre primeiros socorros, evacuação de emergência e combate a focos de incêndio.
O treinamento foi ministrado pelo diretor-geral da Câmara, Jorge Gimenez, que é engenheiro de segurança do trabalho. A criação da Brigada de Incêndio é uma exigência do Corpo de Bombeiros para a renovação do Auto de Vistoria da Câmara Municipal, e visa também garantir a segurança de servidores, vereadores e munícipes que frequentam o Legislativo.
No primeiro dia de treinamento, as equipes foram divididas em duas. Uma, responsável pela evacuação da Câmara em caso de emergência, como incêndio. Composta por 29 brigadistas, a equipe de abandono aprendeu noções e técnicas de evacuação rápida e segura, tanto de servidores quanto de público. A segunda equipe, de combate a incêndio, composta por 35 brigadistas, teve treinamento sobre tipos de incêndio (materiais sólidos, líquidos e eletrificados), os tipos de extintores utilizados em cada fonte de combustível (água, pó químico e gás carbônico), além da correta utilização de hidrantes, desde o manuseio da mangueira de pressão e os tipos de abertura de água para cada particularidade.
Já no segundo dia de treinamento, todos os brigadistas receberam noções básicas de primeiros socorros, como identificar diferentes tipos de ocorrência (desmaio, infarto, parada cardíaca, AVC, convulsões e engasgamento), além de técnicas de reanimação e uso de equipamentos de salvamento, como pranchão, talas, colar cervical, entre outros.
Para Jorge Gimenez, além de ser uma exigência legal, a composição da Brigada de Emergências é uma preocupação da direção da Câmara com a segurança e bem estar de todos que frequentam e trabalham no prédio do Legislativo. "No nosso caso, além da questão legal, há o zelo com a população, principalmente nas sessões e eventos, como solenidades. E estamos sujeitos a uma ocorrência, como mal súbito ou emergência. É importante que tenhamos servidores preparados para dar frente a essas situações, que são imprevisíveis."
Comunicação/Câmara Municipal
Publicado em: 25/03/2022 00:00:00
Publicado por: Imprensa