Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara realiza evento com foco na população idosa

Representantes do Poder Executivo e associações participaram das palestras no Plenário da Câmara
Visualize fotos


O plenário da Câmara Municipal foi sede de evento organizado pelo Poder Legislativo em parceria com a Associação Regional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Rio Preto (Arap). O presidente da associação, Divino José Ferreira, Amena Ferraz, da secretaria municipal de Saúde, e a vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Irene Alves, foram convidados para compor a mesa de autoridades.

Também estiveram presentes no evento os vereadores Jean Charles Serbeto (MDB), Odélio Chaves (Progressistas), Bruno Moura (PSDB) e Karina Caroline (Republicanos).

O psicólogo Anuar Mamede, Sebastião Chiquetto, da Arap, Denise Raque, do Conselho do Idoso, e a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, falaram sobre a população idosa no município, as dificuldades do dia-a-dia e sugestões para uma vida melhor na terceira idade.


O presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota), falou sobre o aumento da população com mais de 60 anos em Rio Preto. "Estudos apontam que, em 2050, serão cerca de 160 mil idosos, representando 35% da população, afirmou, reforçando a importância de políticas públicas voltadas para essa faixa etária.


"Nós precisamos olhar e reconhecer a nossa cidade em todos os seus aspectos. Saúde não é somente ofertar exames e consultas, mas diz respeito a melhores condições de moradia, segurança e outras questões, e é isso que buscamos", apontou Amena Ferraz.


Irene Alves ressaltou a importância da união de esforços para a melhoria das condições de vida da população idosa. No mesmo sentido, a secretária Helena Marangoni alertou para as dificuldades financeiras que podem atingir a terceira idade, com a redução das oportunidades no mercado de trabalho nessa faixa etária. Temos hoje no Cadastro Único mais de 17 mil idosos inscritos, com renda de até 3 salários mínimos, um número muito alto. Desses, 6.461 recebem o benefício de prestação continuada, dados que nos mostram o quanto é urgente nosso olhar para essa parcela da população.


Representando a Arap, Sebastião Chiquetto relatou sobre o convívio entre os idosos e os benefícios oferecidos pela Associação para os maiores de 60 anos, falou sobre o descuido da sociedade com os idosos e as dificuldades relacionadas à aposentadoria, que muitas vezes não proporciona liberdade financeira aos indivíduos. "Precisamos nos unir e debater cada vez mais essas questões".


O mercado de trabalho, a saúde emocional e os relacionamentos interpessoais foram abordados pelo psicólogo Anuar Mamede. Denise Raque convidou os presentes a uma reflexão sobre o papel da pessoa idosa na família e na sociedade. "Todo cidadão deve ser tratado com dignidade e respeito, independente da faixa etária. No entanto, ainda há muitos problemas no cotidiano, como a questão financeira, que não é levada em conta quando vemos, por exemplo, os valores de aposentadoria. É um assunto que deve ser sempre levado em consideração."


Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 11/11/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa