Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Depressão e ansiedade são temas de palestra

O número de casos de ansiedade aumentou 71% no período da pandemia da Covid-19 e de depressão subiu para 8% nos atendimentos clínicos.
Visualize fotos

A Escola do Legislativo promoveu  a palestra Depressão e Ansiedade em Tempo de Pandemia, nesta quarta-feira (25/8), no Plenário da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. A psicóloga Michelle Rahd falou para servidores e comunidade sobre o impacto na saúde mental com as mudanças impostas pela urgência de enfrentamento da Covid-19 que atingiu a todos desde o início de 2020.

De acordo com a palestrante, o número de casos de ansiedade aumentou 71% no período da pandemia e de depressão subiu para 8% nos atendimentos clínicos. O aumento do uso de drogas e bebidas alcoólicas e dos impulsos ao suicídio também foram identificados durante a pandemia.

“Aconteceu uma mudança muito brusca, as pessoas deixaram de trabalhar e precisaram se reinventar para ter renda. Tiveram de ficar em casa e o isolamento social gerou angústia, tédio, insônia e solidão.”, explicou.  A ansiedade é conjunto de doenças psiquiátricas caracterizadas por preocupação excessiva ou constante sobre algo. E a depressão provoca tristeza profunda, baixa autoestima e sentimentos de culpa, entre outros sintomas.

Michelle explicou que as alterações emocionais afetam também o corpo físico com o desenvolvimento da obesidade, além de a liberação do hormônio cortisol na circulação sanguínea que pode levar a problemas cardiovasculares. Por isso qualquer mudança no comportamento e nas emoções deve receber atenção e tratamento especializado.

“Todos aqueles que desenvolveram quadros de ansiedade e depressão devem fazer acompanhamento psicológico ou participar de grupos de apoio para saber lidar com as emoções.”, disse.

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 25/08/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa