Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara aprova oito projetos e convocação de secretário

Vereadores aprovaram convocação do secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Amaury Hernandes, para explicar processo de renovação do contrato do transporte coletivo
Visualize fotos

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, na 31ª sessão ordinária de 2021, oito projetos de lei e também a convocação do secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Amaury Hernandes, para explicar o processo de renovação do contrato de concessão e exploração do serviço de transporte coletivo urbano no município - que vence no mês de novembro.

Para o vereador João Paulo Rillo (Psol), autor do requerimento de convocação, a Câmara não pode ficar à margem do processo de renovação do contrato. "É um tema estratégico para o município, que é a mobilidade urbana. O secretário deu declarações à imprensa de que pretende renovar o contrato sem licitação sem nem apresentar o estudo que encomendou. A Câmara não pode se omitir", disse Rillo. A convocação de Hernandes foi aprovada por nove votos contra sete.

Pauta

Dos 12 projetos de lei que estavam na pauta, oito foram aprovados e e quatro adiados a pedido de vereadores. Do Executivo, foram aprovados quatro projetos, dois em regime de urgência, que são os seguintes: que concede imóvel público para a Cáritas Diocesana e que amplia lei que concede isenção de impostos, como IPTU e ITBI, para entidades assistenciais. Com a proposta, agora aprovada, podem requerer isenção de impostos e taxas cooperativas de vestuário, recicláveis, entre outras, além de entidades que locam imóveis de terceiros, antes não abrangidas pelo benefício.

Os outros dois projetos do Executivo aprovados são o que retifica a grafia do nome do radialista Hitler Fett em via pública e o que autoriza abertura de crédito no orçamento no valor de R$ 1.250.000 para assinatura de convênio visando compra de caminhão pipa e de coleta seletiva. Um projeto do Executivo foi adiado, o que abre crédito  no orçamento no valor de R$ 212,5 mil para a Emcop.

Buzina do trem

De autoria de Bruno Moura (PSDB), os vereadores aprovaram em segunda discussão proposta que altera o Código de Posturas para limitar a 90 decibéis os níveis de ruído no perímetro urbano de Rio Preto após as 22 horas, incluindo a buzina do trem que cruza o município. A proposta segue agora para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Foi aprovado também, em primeira discussão, proposta de Elso Drigo Filho (Psol) que inclui a Parada do Orgulho LGBTQIA+ no calendário oficial do município. E de Cláudia de Giuli (MDB), foram dois projetos aprovados: o que obriga o uso de coleiras guias para cães nas vias e praças públicas do município e o que altera a lei que criou a Empresa Amiga dos Animais de São José do Rio Preto, para possibilitar a concessão do título a empresas de fora do município.

Três projetos de vereadores foram adiados: de Renato Pupo (PSDB), que ampliava o rigor nas punições para que promover aglomeração e festa clandestina em tempos de pandemia; de Pedro Roberto (Patriota), que obriga a divulgação na internet de uma série de dados de empresas terceirizadas contratadas pelo município; e de Elso Drigo Filho que dispõe sobre o Centro Integrado de Educação, Ciência e Cultura Dr. Aziz Ab'Saber (CIECC).

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 24/08/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa