PHD em música nos EUA, o rio-pretense Welson Tremura tem uma extensa carreira internacional. É professor da Escola de Música e do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade da Flórida, onde desenvolveu e dirige conjuntos vocais e violões especializados em etnomusicologia (religião popular, tecnologia e projetos interdisciplinares).
Tremura está envolvido em agendas interdisciplinares e projetos musicais no Brasil, EUA, Europa, Nova Zelândia e China. Atualmente, o maestro coordena os ‘Ensembles de World Music’ (Conjuntos da Música Mundial), é membro do Alachua Guitar Quartet, é co-diretor do Jacaré Brasil (Conjunto de Música Brasileira) e é o diretor do Brazilian Music Institute da University of Florida.
De acordo com o documento assinado pelo presidente da Câmara, a história de Welson Tremura em São José do Rio Preto, onde ainda residem sua mãe e irmãos, é marcada por apresentações em bares da cidade na década de 80.
“Naquela época, o mundo era pequeno para os jovens e não havia fronteiras. O jovem Welson enxergou isso e foi à luta. Hoje, é referência musical e acadêmica em vários continentes e américas”, declara Pedro Roberto, que durante o encontro enfatizou a importância da música e de exemplos como o de Tremura para a formação dos jovens.
Comunicação/ Câmara Municipal
Publicado em: 28/07/2021 00:00:00
Publicado por: Imprensa