Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Parlamento regional debate saneamento e saúde

Encontro tratou sobre condições de solo, bacias hidrográficas, fornecimento de água e tratamento de esgoto nos municípios da Região Metropolitana de Rio Preto
Visualize fotos

Representantes do Parlamento Regional Metropolitano se reuniram, na tarde desta sexta-feira (18/06), no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto, para debater a situação da saúde e do saneamento básico nos municípios que integram o grupo.

Compondo a mesa que conduziu a reunião estavam o presidente do Parlamento Regional e presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Pedro Roberto (Patriota); a presidente da Câmara de Ibirá, Sonia Beolchi (Cidadania), que ocupa a 1ª vice-presidência no Parlamento; e o vereador Renato Pupo (PSDB), de Rio Preto, que é 1º secretário do grupo. Acompanhando o evento estavam representantes do Poder Legislativo de cidades como Urupês, Ipiguá, Potirendaba, Guapiaçu, Bálsamo, Uchoa, Tanabi, Mirassol, Nipoã e Macaubal.

Na primeira parte da reunião, o vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande, Germano Hernandes Filho, e a engenheira do Semae, Ceci Kuncevicius Bueno de Caprio, falaram sobre desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, além de uso e características do solo da região. A primeira parte do encontro abordou ainda tópicos como a recuperação de matas e florestas, além dos efeitos de agrotóxicos.

A região metropolitana de Rio Preto conta com 35 municípios. Entre os dados ligados à água e saneamento, Ceci Caprio apontou que 14 municípios da região metropolitana têm acima de 95% de abastecimento público de água potável. Além disso, 25 cidades do grupo contam com 100% de esgoto coletado e tratado. Hernandes Filho destaca que esses e outros índices são importantes no entendimento do perfil regional. “Precisamos de dados da região metropolitana para que se forme o conceito ambiental, econômico, social, cultural, para olhar essa região como um todo.”

A segunda parte do encontro contou com a presença do médico Eleuses Paiva, que falou sobre o histórico da organização da saúde pública no País. Paiva também destacou a necessidade de se combater notícias falsas relacionadas à saúde, em especial à Covid-19, e citou a força das instituições de saúde de Rio Preto. Para o médico, os municípios da região metropolitana precisam unir esforços para buscar a ampliação do atendimento. “Mostrar a necessidade de mais hospitais regionais com financiamento do Estado, descentralizar a média complexidade. Adequando a estrutura que já temos e com o Estado assumindo, damos um salto de qualidade enorme na nossa região. A pandemia escancarou a necessidade de mais leitos.”

O vereador Pedro Roberto, presidente do Parlamento Regional, destacou a importância das contribuições dos convidados. “Nós, vereadores, precisamos de informação. Essas falas nos animam a liderar, a tomar atitudes em nossas cidades, a brigar por condições melhores.”

Ainda de acordo com Pedro Roberto, a próxima reunião deverá abordar tópicos relacionados à segurança pública. “É um assunto extremamente importante também.”

 

Comunicação / Câmara Municipal

 




Publicado em: 18/06/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa