Foi realizada nesta quinta-feira (13/05) na Câmara Municipal de São José do Rio Preto audiência pública para tratar da preservação de área localizada no antigo IPA que abrange a Estação Ecológica e a Floresta Estadual do Noroeste Paulista.
O debate foi feito de forma remota por respeito às regras do Plano São Paulo de combate à Covid-19. O vereador João Paulo Rillo (Psol) convocou e presidiu a audiência que contou com a participação de cerca de 40 pessoas, via aplicativo Zoom.
A área da Estação Ecológica e da Floresta do Noroeste Paulista fica entre os municípios de Rio Preto e Mirassol, no local onde funcionava o antigo Instituto Penal Agrícola, o IPA, e é gerida pelo campus da Unesp de Rio Preto
Participaram da audiência representantes da Unesp, da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Preto, da Câmara e da Prefeitura de Mirassol e também de instituições que desenvolvem trabalho de preservação ambiental. Os presidentes das Câmaras de Rio Preto, Pedro Roberto Gomes, e de Mirassol, Caco Navarrete, também acompanharam o debate. O defensor público Júlio Tanone também deixou sua fala no encontro.
O propósito da audiência foi debater políticas públicas que possam colaborar com a preservação do espaço e também evitar as queimadas que são registradas no local todos os anos.
João Paulo Rillo é autor do projeto de Lei nº 41/2021, que tramita na Câmara, que destina os recursos do ICMS Ecológico integralmente para preservação desta área.
Coordenadoria de Comunicação
Publicado em: 13/05/2021 00:00:00
Publicado por: Imprensa