O vereador João Paulo Rillo (Psol) apresentou requerimento pedindo a convocação do secretário de Trânsito e Transportes de São José do Rio Preto, Amaury Hernandes, para prestar esclarecimentos sobre a abertura de ruas do Calçadão para trânsito de veículos. Desde a última semana, vias como Bernardino de Campos e Jorge Tibiriçá estão abertas para circulação de automóveis, o que desagradou comerciantes e lojistas do centro de compras.
Rillo diz na justificativa da convocação que a abertura das vias para o trânsito de veículos "descaracteriza totalmente" o Calçadão, que, muito mais que um espaço comercial, é um espaço de cidadania". Na sexta-feira, Rillo e o presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota) aderiram a movimento encabeçado por comerciantes contra abertura do trânsito, assinando, inclusive, abaixo-assinado.
Ainda no requerimento, o vereador do Psol afirma que "em outubro de 2020, em nota à imprensa, a Prefeitura informou que a circulação de veículos no Calçadão se daria apenas após o horário comercial", mas que, "recentemente, a Prefeitura autorizou o tráfego de veículos em horário comercial, o que fez com que comerciantes iniciassem o abaixo-assinado". Rillo cita ainda entrevista do secretário à rádio CBN, em que teria dito que "o poder público não precisa pedir autorização aos lojistas."
O requerimento de convocação será lido e votado na sessão desta terça-feira. São necessários nove votos, maioria absoluta, para aprovar a convocação.
Comunicação/Câmara Municipal
Publicado em: 08/02/2021 00:00:00
Publicado por: Imprensa