Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Frente Parlamentar de Combate à Covid-19 fará blitz no terminal urbano

Além da blitz no terminal urbano, para verificar condições de lotação dos ônibus, novas ações foram definidas, como convite a representantes de hospitais, reunião com promotor e secretária e visita a Centro de Operações da Riopretrans
Visualize fotos

Os vereadores que coordenam os eixos temáticos da Frente Parlamentar de Combate à Covid-19 se reuniram na tarde desta quinta-feira para fazer uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos e definir as novas ações do grupo, que incluem blitz no terminal urbano de Rio Preto nesta sexta-feira, às 17h30. O objetivo é constatar in loco as denúncias de superlotação nos ônibus do transporte coletivo.

Já nesta sexta-feira (29), os vereadores agendaram nova reunião, às 16h30, com a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta, para novamente tratar do tema volta às aulas, que tem preocupado pais de alunos e também profissionais da educação que foram convocados para retornar ao trabalho presencial. Os vereadores do eixo Educação também planejam visitar escolas públicas que estariam em condições precárias, inclusive com falta de alvará do Corpo de Bombeiros. "São cerca de 30 escolas", disse o coordenador do eixo Educação, Bruno Moura.

Participaram da reunião nesta tarde o presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Pedro Roberto (Patriota), que também preside a Frente Parlamentar, e os vereadores Bruno Moura (PSDB), Karina Caroline (Republicanos) e Renato Pupo (PSDB), coordenadores, respectivamente, dos eixos Educação, Saúde e Transporte.

Além da blitz no terminal urbano, o eixo temático do transporte fará ainda, em data a ser definida, visita ao Centro de Operações da Riopretrans, consórcio que administra o transporte público de Rio Preto. No local, os vereadores querem saber como funciona o controle das linhas, bem como se existe algum tipo de fiscalização em tempo real da lotação de cada veículo. "Vamos também solicitar documentos ao secretário Amaury Hernandes, como comparativo de passageiros e estudos que ele citou da USP (de que lotação em ônibus não é grande transmissor de Covid)", disse o coordenador do eixo transporte, Renato Pupo.

Já em relação ao eixo Saúde, a coordenadora Karina Caroline diz que será agendado para a próxima semana a sabatina dos gestores da Santa e do Hospital de Base para que eles exponham as condições de trabalho e de enfrentamento à Covid em suas instalações. Eles também planejam ouvir servidores da Secretaria de Saúde para saber das condições de trabalho, principalmente nas unidades voltadas ao tratamento de pacientes Covid.

Ministério Público

A Frente Parlamentar de Combate à Covid decidiu também agendar uma reunião com o promotor de Justiça Sérgio Clementino para tratar de uma série de assuntos, que vão desde a falta de alvará em escolas e outros prédios públicos, superlotação no transporte público e notícias de suposta pressão por vacinação a grupos não prioritários, todos os temas já alvo de inquéritos civis ou acompanhamento por parte do promotor.




Publicado em: 28/01/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa