Nascido na Itália, religioso chegou a Rio Preto no início dos anos 2000; na cidade, ele realiza projetos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social e ações de evangelização
05 de novembro de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara de São José do Rio Preto realizou na noite desta sexta-feira, dia 5 de novembro, sessão solene para outorga do título de cidadão honorário rio-pretense ao padre Carlos Naldi. A honraria foi proposta pelo vereador Jean Charles Serbeto (MDB). A homenagem reconhece os relevantes serviços prestados por Naldi à comunidade local. O padre é conhecido pelo amplo trabalho de evangelização e por se dedicar a projetos que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Além do homenageado e do autor da manifestação honrosa, integraram a mesa da cerimônia o vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone; o presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota); Paulo Faria, presidente da Missão Guadalupe, e Mariana Faria, formadora da Missão. Os vereadores Jorge Menezes (PSD) e Odélio Chaves (Progressistas) também acompanharam a cerimônia.
Trajetória
Padre Carlos Naldi nasceu em 1930, em Bologna, na Itália. Estudou em solo italiano e também em Portugal. Foi ordenado em 1956. Desse período até 1972 viveu em cidades portuguesas, junto aos missionários combonianos. O ano de 1972 também marca a vinda de Naldi ao Brasil e a sua chegada a Rondônia. O espírito missionário o mobilizou para a criação das comunidades Nossa Senhora de Guadalupe e São Francisco, em 1981. A ação dedicada à Virgem de Guadalupe cresceu, teve a estrutura física ampliada, passando de madeira à alvenaria, no ano 2000.
Padre Carlos Naldi viveu em Rondônia – com passagens pelos municípios de Ouro Preto do Oeste e Cacoal - até o início dos anos 2000. Em abril de 2004, assumiu como pároco em São José do Rio Preto, realizando trabalho na paróquia Cristo Rei. Foi o idealizador da Capela Nossa Senhora de Guadalupe e São Daniel Comboni, comunidade localizada no bairro Romano Calil.
Atualmente dedica-se à Missão Guadalupe. A entidade foi fundada em 2010, em Rio Preto. Sob o comando de Naldi, a instituição reúne integrantes que atuam em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade, realizam projetos de evangelização e disseminam os exemplos da Virgem de Guadalupe, considerada a padroeira da América Latina. A missão – que foi fundada pela equipe da Pastoral da Saúde da paróquia Cristo Rei – tem seus inúmeros projetos centrados em quatro pilares de atendimento: atenção a mulheres grávidas em situação de risco, dependentes químicos, pessoas em situação de rua e idosos em situação de vulnerabilidade.
Em 2016, a paróquia Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento do Monte Serrat, na Vila Maceno, acolheu a missão e passou a desenvolver os projetos da iniciativa em suas dependências.
Reconhecimento
Em seu discurso durante a sessão solene, Paulo Faria, presidente da Missão Guadalupe, falou sobre o que aprendeu com o religioso. “O padre me inspira a olhar para o próximo e a cuidar.” Mariana Faria, formadora da Missão, completou: “O padre nos impulsiona com o exemplo, com a vida.”
Ao ocupar a tribuna, o vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, destacou que, mais do que uma sessão solene, o evento foi uma celebração. O presidente da Câmara, Pedro Roberto, afirmou que o evento valoriza o trabalho de quem dedicou a vida em favor do próximo. “A Câmara reconhece esse trabalho em nome da sociedade.”
O vereador Jean Charles Serbeto, autor da homenagem, ressaltou a importância do trabalho de Naldi para a população do município. “O senhor é cidadão rio-pretense por tudo que realiza pelo outro. Fez e faz a diferença na vida de muita gente.”
No discurso que encerrou a solene, o homenageado agradeceu a honraria e o acolhimento. “Sinto muita alegria em poder manifestar minha total gratidão ao povo brasileiro, que me ensinou o bom relacionamento e uma virtude bastante rara e que na Missão Guadalupe é um ponto central: a gentileza.” E completou: “A grande riqueza deste encontro é sair daqui com vontade de fazer mais e fazer melhor.”
Confira as fotos da sessão solene em: https://flic.kr/s/aHsmX4w5HH
Comunicação / Câmara Municipal
Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...
O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...
Publicado em: 05 de novembro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.20