O secretário-executivo de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano, participou, de forma remota, e anunciou mutirão de cirurgias
02 de junho de 2022 - Categoria: Notícias da Câmara
O Parlamento Regional Metropolitano de São José do Rio Preto realizou a terceira reunião do ano com a participação do secretário-executivo de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano. No encontro desta quinta-feira (02/06), os parlamentares debateram as dificuldades comuns enfrentadas pelos municípios do noroeste paulista. O presidente do Parlamento Regional Metropolitano de São José do Rio Preto, vereador Pedro Roberto (Patriota), conduziu a reunião de trabalho com a participação de prefeitos, vereadores, secretários municipais de Saúde, gestores hospitalares e Ministério Público.
Entre as principais questões apontadas pelos participantes estão falta de leitos, profissionais especializados, demanda reprimida de procedimentos eletivos -consequência do período pandêmico- e retomada do aumento de casos da Covid-19 e dengue.
O diretor executivo da Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto (Funfarme), Jorge Fares, relatou a sobrecarga de serviço do Hospital de Base, uma unidade de atendimento terciário, mas que sente o reflexo da falta de estrutura médica nos municípios da região relacionada a procedimentos básicos. “O que vai ser feito regionalmente? Vai tudo para o HB? Eu resumo o nosso problema em falta de leito. A nossa região precisa ser reestruturada. A pandemia represou atendimentos, as viroses pioraram, a Covid não acabou”, disse.
A secretária de Saúde Nova Granada, Quézia Cunha, reforçou a falta de leitos, além de a necessidade de novos prestadores e fortalecimento da Atenção Básica. “O profissional pediatra é artigo de luxo hoje”, afirmou.
A diretora regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS-15), Silvia Storti, relatou que o setor passa por um momento difícil devido à alta demanda das cirurgias eletivas. “Os hospitais não estão dando conta e temos de resgatar a reorganização e planejamento integrado da Região Metropolitana que iniciamos antes de a pandemia”, afirmou.
Em viagem a Ribeirão Preto, o secretário-executivo de Saúde do Estado de São Paulo, Eduardo Ribeiro Adriano, participou, de forma remota, da reunião do parlamento rio-pretense. Ele antecipou o anúncio que fará no próximo sábado (04/06), em São José do Rio Preto, do mutirão de cirurgias com a intenção de zerar a fila de espera por 54 tipos de procedimentos. “A intenção é realizar 50 mil cirurgias a mais até o final de outubro. A atender 530 mil pacientes”, anunciou. O governo pagará 100% além de o valor da tabela SUS para cada cirurgia, sem incidência no teto e efetivação de parceria com hospitais privados.” disse.
Ao ser questionado sobre o Hospital de Base, o dirigente informou que serão investidos mais R$ 16 milhões no Hospital Regional de Mirassol, unidade de média complexidade com a oferta de 120 leitos. “O mais breve possível vamos desafogar o HB que poderá cumprir seu papel de alta complexidade, disse Adriano.
Ao final da reunião, o promotor de Justiça, Carlos Romani, que assessora promotores em todo o Estado de São Paulo sobre questões da área da Saúde considerou o encontro importante. “Assessoro 250 promotores em todo o Estado e, recentemente, eles trouxeram as representações dos municípios com relação as cirurgias eletivas. Hoje o Ministério Público, pelo menos pra mim, não processa vocês. Isso acabou. A gente trabalha para vocês. Para fortalecer. Essa é nossa função no Centro de Apoio”, disse.
Os participantes concordaram com a importância do Parlamento Regional para encontrar soluções e promover a discussão sobre política pública de saúde e fortalecer os gestares municipais que enfrentam as mesmas dificuldades diariamente.
O presidente do Parlamento Regional Metropolitano, Pedro Roberto, sugeriu a criação de um comitê para tratar do assunto conjuntamente com os líderes regionais. “Precisamos ter um plano diretor específico para a Saúde”, afirmou.
Inauguração Painel Parlamento Regional
Um painel com o mapa dos municípios, integrantes do Parlamento Regional Metropolitano de São José do Rio Preto, foi inaugurado Câmara Municipal de São José do Rio Preto. O ato solene aconteceu antes do início da terceira reunião do Parlamento, nesta quinta-feira, no corredor central do prédio do legislativo.
O Parlamento Regional Metropolitano de São José do Rio Preto abrange 37 municípios presidido pelo vereador e presidente do legislativo rio-pretense, Pedro Roberto Gomes, e vice-presidente, Sonia Palma Beolchi, vereadora de Ibirá.
Integram a Região Metropolitana de São José do Rio Preto os municípios de Adolfo, Bady Bassit, Bálsamo, Cedral, Guapiaçu, Ibirá, Icém, Ipiguá, Irapuã, Jaci, José Bonifácio, Macaubal, Mendonça, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nipoã, Nova Aliança, Nova Granada, Olímpia, Onda Verde, Orindiúva, Palestina, Paulo de Faria, Planalto, Poloni, Potirendaba, Sales, São José do Rio Preto, Severínia, Tanabi, Ubarana, Uchoa, União Paulista, Urupês e Zacarias.
Os parlamentos fazem parte da reorganização do governo do Estado em regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões. São José do Rio Preto foi a sétima região metropolitana instituída pela Lei Complementar 1.359 de 24/08/2021.
O Parlamento Regional é a instância interlocutora entre o Conselho de Desenvolvimento e as câmaras municipais. Os parlamentos têm cinco propósitos: representar os interesses da região; promover o desenvolvimento sustentável de toda a unidade regional, observando a diversidade cultural de suas populações; garantir a participação da sociedade civil no processo de planejamento para o desenvolvimento social, econômico e político da região; estimular a formação de uma consciência coletiva de valores cidadãos e comunitários para o desenvolvimento e integração regional; promover a solidariedade e a cooperação regional para a utilização racional do território, dos recursos naturais e culturais e a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades sociais e regionais.
Comunicação/Câmara Municipal
A Prefeitura de Rio Preto realizou nesta sexta-feira, 25 de abril, audiência pública no auditório da Câmara Municipal para apresentação da Lei de D...
A Câmara de São José do Rio Preto realiza na próxima terça-feira, 29 de abril, a partir das 14h, a 15ª sessão ordinária do ano. Sete projetos de l...
Publicado em: 02 de junho de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.24