Alckmin abre campanha de vacinação contra dengue em Rio Preto

Primeiras doses foram aplicadas pelo próprio governador em voluntários rio-pretenses; vacina, ainda em caráter experimental, foi desenvolvida pelo Instituto Butantan e é quadrivalente, ou seja, vale contra os quatro tipos de dengue


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), abriu na manhã desta quinta-feira (23/6), em Rio Preto, a campanha de vacinação, ainda em caráter experimental, contra a dengue. Serão vacinados em Rio Preto 1,5 mil voluntários, dos quais 1 mil receberão a vacina e outros 500 placebo. Os primeiros voluntários foram vacinados pelo próprio governador no posto de saúde da Vila Toninho.

A vacina desenvolvida pelo Instituto também será testada em Manaus (AM), Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Aracaju (SE), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS). A ideia é que pelo menos 17 mil pessoas sejam vacinadas em todo o País nesse período de teste.

Alckmin definiu a campanha de vacinação como "histórica", já que, pela primeira vez no mundo, é testada uma vacina contra a dengue, causada por vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegipty. "A partir da Capital e Rio Preto, vamos estender essa vacina para todo o País", disse Alckmin, que estava acompanhado do secretário estadual de Saúde, David Uip, e representantes do Instituto Butantan.

Para a secretária de Saúde de Rio Preto, Teresinha Pachá, a cidade foi escolhida para iniciar os testes da vacina contra a dengue não só pela alta incidência da doença, mas também pela rede de saúde "estruturada", segundo ela. "É um orgulho para nós. Mostra que nossa rede é estruturada e organizada. Por isso fomos escolhidos."

O mesmo disse o prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que voltou a falar nos investimentos que fez na área de saúde, principalmente na construção e reforma de unidades de saúde e de pronto atendimento. O presidente da Câmara de Rio Preto, Fábio Marcondes (PR), acompanhou a solenidade e também reforçou a importância para a cidade.

Também de acordo com o pesquisador Maurício Lacerda Nogueira, chefe do Laboratório de Virologia da Famerp e coordenador da pesquisa em Rio Preto, a cidade foi escolhida para testar a imunização por ter uma alta incidência de casos de dengue e pela boa estrutura do sistema de saúde.

“Durante o período de estudos da vacina, vamos comparar os casos de dengue entre os pacientes que receberam a vacina e o placebo e entender o comportamento da imunização em cada um. A partir daí, teremos os primeiros resultados para medir a eficácia”, comenta Nogueira.

A equipe que vai atuar nos testes das vacinas é composta por 20 profissionais, entre médicos, farmacêuticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, biólogos, biomédicos e agentes comunitários.

Academia da Saúde

Após o lançamento da campanha de vacinação contra dengue, o prefeito, Marcondes e vereadores inauguraram a Academia de Saúde da Vila Toninho.



OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Deputado estadual Gilmaci Santos visita a Câmara

O deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) esteve na Câmara de São José do Rio Preto na tarde do dia 24 de abril. Ele visitou o presidente d...


Câmara realiza audiência para debater manutenção e duplicação da BR-153

A Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou audiência pública p...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!