O evento realizado na Câmara de Rio Preto seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com limitação do número de pessoas nas galerias e distanciamento entre os participantes
27 de fevereiro de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional, realizou neste sábado (27/02) audiência pública na Câmara Municipal de São José do Rio Preto, para debater a nova regionalização proposta pelo Estado.
Um dos principais projetos do Desenvolvimento Regional em 2021 é a nova organização territorial regional do Estado. Entre as propostas, está a criação da Região Metropolitana (RM) de São José do Rio Preto, com 35 municípios e população total de 845.225 habitantes. O estudo foi desenvolvido em parceria com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) - referência nacional na produção e disseminação de análises e estatísticas socioeconômicas e demográficas.
Participaram da audiência o vice-governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, o deputado estadual Itamar Borges, o presidente da Associação Paulista de Municípios, Fred Guidoni, o Subsecretário de Assuntos Metropolitanos – Marcos Campagnone, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo e o vice-prefeito Orlando Bolçone, além de vereadores, prefeitos e representantes dos municípios da região.
Rodrigo Garcia enfatizou os benefícios da criação da Região metropolitana, que possibilita mais investimentos em áreas de interesse de toda a região. “Educação e saúde serão alguns dos focos dos projetos direcionados à RM de São José do Rio Preto.
Após as audiências públicas, será realizada a consolidação técnica da proposta, e o diagnóstico feito em cada região será posteriormente usado para elaboração de um projeto de Lei na Assembleia Legislativa para a criação da Região Metropolitana.
O deputado estadual Itamar Borges falou sobre a importância da união dos municípios para a concretização de suas metas. “Quando um sonho é coletivo, ele caminha para sua realização”, declarou.
Orlando Bolçone ressaltou que a região de São José do Rio Preto está vivendo um momento histórico e de amadurecimento. “Dentro de 10 anos seremos a região mais desenvolvida do estado de São Paulo”, afirmou.
O vereador João Paulo Rillo, que apresentou o projeto de criação da Região Metropolitana de Rio Preto durante seu mandato como deputado estadual, aprovado e posteriormente vetado pelo então governador Geraldo Alckmin, falou sobre a satisfação de ver a proposta ser concretizada anos depois. “Mesmo que com atraso, reconheço a relevância do projeto, que trará importantes avanços para nossa região”.
A união dos representantes do Poder Legislativo para a concretização das metas da região é, segundo o presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto, essencial para o desenvolvimento da região. “Vamos nos organizar para a criação do parlamento regional, para o debate de ideias e troca de experiências entre os municípios da região. Os vereadores estão próximos da população e conhecem os problemas que cada município enfrenta”.
Por fim, o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, falou sobre os números positivos da região no que diz respeito à saúde, educação e saneamento. Reforçou, porém, que há desigualdade entre os municípios da região e que ela deve ser reduzida. “Um dos objetivos do governo do Estado é a descentralização das cidades, que devem comandar as decisões e os recursos. Com a aprovação do projeto, devemos criar formas de participação efetiva de cada município, como o conselho de desenvolvimento”, discursou Vinholi.
Representando a sociedade civil, o presidente da Acirp, Kelvin Kaiser, enfatizou que a criação da RM beneficia, também, a retomada da economia. A população pode fazer parte da elaboração da proposta de criação da RM de Rio Preto. Perguntas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br
“Nada mais forte como uma ideia que é tirada do papel. Que seja bem-vinda a Região Metropolitana de São José do Rio Preto!”, comemorou o prefeito Edinho Araújo, que também defendeu proposta nesse sentido durante seu mandato como deputado estadual.
O evento realizado na Câmara de Rio Preto seguiu todos os protocolos de prevenção à Covid-19, com limitação do número de pessoas nas galerias e distanciamento entre os participantes.
A audiência será reprisada durante a programação da TV Câmara Rio Preto — canal 4 da NET e 28.2 em sinal digital. É também possível assistir à gravação, na íntegra no canal do YouTube TV Câmara Rio Preto.
Comunicação / Câmara Municipal
A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...
Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...
Publicado em: 27 de fevereiro de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.23