Secretário Amaury Hernandes ouviu vereadores e munícipes e falou sobre transporte coletivo urbano, radares, e questões relacionadas a táxis e carros de transporte por aplicativos
04 de maio de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
 
                        
            A Comissão Permanente de Trânsito realizou nesta quinta-feira (04/05) uma audiência pública para tratar de assuntos relacionados ao transporte público coletivo, radares e transporte por aplicativos.
A audiência contou com a presença do secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, e do assessor especial da pasta, Antonio Benincasa Neto, foi comandada pelo vereador Renato Pupo (PSDB), presidente da Comissão, e estiveram presentes os vereadores Jean Dornelas (MDB), Celso Peixão (MDB), Diego Mahfouz (MDB), Julio Donizete (PSD), Karina Caroline (Republicanos), Pedro Roberto (Patriota) e Robson Ricci (Republicanos). Também estiveram presentes munícipes e motoristas de táxi e de transporte por aplicativos.
Dentre os assuntos levantados, estavam pedidos de alterações de linhas de ônibus e radares instalados pela cidade, como o da ligação da avenida Nadima Damha e avenida de Maio. Hernandes explicou que o radar de 40km/h instalado nos dois sentidos da ligação das avenidas foi alvo de estudo, que mostrou que 94% dos veículos que passam no local o fazem acima da velocidade máxima permitida. “Nesse local há duas curvas perigosas, uma ciclofaixa e um risco muito alto de acidentes graves com risco de morte”, afirmou o secretário.
Dentre as explicações de Hernandes, também estavam a de que é probida a instalação de lombadas em corredores de ônibus e que os radares de semáforos não funcionam entre as 23 horas e as 5 horas da manhã. Já os radares de velocidade ficam em funcionamento 24 horas por dia.
O secretário também apontou que dentro do estudo para melhorias do transporte público, estão em curso ações de interligação para diminuir o percurso dos ônibus, melhorias em sarjetões, alterações de sinalização de parada (placas de ‘Pare’) e a finalização de contratação de pessoal para o funcionamento do terminal norte. “É um terminal fechado que terá um custo operacional de R$ 100 mil por mês”, explicou Hernandes.
Diante da solicitação dos motoristas de aplicativo de vagas sinalizadas para embarque e desembarque de seus passageiros, o comandante da pasta afirmou que “não podemos demarcar espaço público para atividade privada, por isso não podemos demarcar vaga para os motoristas de transporte por aplicativo. Já o táxi é permissionário público”.
O vereador Renato Pupo e alguns motoristas de transporte por aplicativo mostraram cidades que regulamentaram leis que permitem a sinalização das vagas, como Franca, Presidente Prudente e Osasco.
Os taxistas e os motoristas de aplicativo também solicitaram vagas de embarque e desembarque em frente ao Hospital Dia e a prédios antigos da cidade. Segundo os motoristas, passageiros idosos, com mobilidade reduzida, ficam prejudicados com a falta das vagas e os motoristas acabam, muitas vezes, sendo multados para conseguirem atender a esses idosos.
Comunicação / Câmara Municipal
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 04 de maio de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37