Câmara aprova capacitação sobre violência doméstica

O projeto prevê a formação obrigatória dos profissionais de Saúde em procedimentos humanizados e qualificados de atenção a Violência Doméstica.


30 de abril de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

 

A Câmara municipal de São José do Rio Preto realizou na tarde desta terça-feira (30/4) a 15ª Sessão Ordinária de 2024. A Ordem do Dia teve seis propostas aprovadas e dois pedidos de vista.

Em regime de urgência foram aprovados os projetos para declarar de utilidade pública o Instituto Unimed de São José do Rio Preto e para incluir no calendário de eventos culturais do município o Encontro de Bandeiras dos Santos Reis, que será comemorado no primeiro domingo do mês de maio.


Os vereadores aprovaram o mérito do projeto sobre a capacitação obrigatória dos Profissionais de Saúde em procedimentos humanizados e qualificados de atenção a Violência Doméstica contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes. Segundo a proposta, as equipes de todos os níveis de atenção à saúde terão acesso a cursos para formação dos novos membros da equipe, reciclagem e atualização. Na justificativa, é apontado que as regiões do CEU, Pinheirinho e Central, respondem por 50% das notificações de violência contra a mulher. A maior incidência de notificações ocorre nas unidades básicas de saúde do Santo Antônio, Solo Sagrado e Parque Industrial, que somaram 1.435 casos no período de 2019 a 2022. O projeto segue agora para análise do Executivo.


O projeto de lei para alteração na lei que dispõe sobre o Plano Diretor de Arborização Urbana que inclui novas regras para a realização de poda de árvores teve vista por duas sessões. Já a proposta para
desafetar área de 6.032 metros quadrados no Jardim Arroyo para doação à Fazenda do Estado de São Paulo, com a finalidade de construção de unidade escolar,  foi aprovada.


Ainda durante a sessão, foi rejeitado o veto parcial ao projeto que altera dispositivos que dispõe sobre a obrigatoriedade da exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows e eventos culturais no município. O veto parcial ao projeto para criação da Semana de Conscientização da Luta das Pessoas com Deficiências teve vista por duas sessões. E o veto parcial para disciplinar a atribuição e uso da Patrulha Agrícola Mecanizada foi mantido.

Comunicação/ Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!