Câmara reconhece trabalho de Manuela Atique

Sessão solene homenageou a educadora em reconhecimento pelos inestimáveis e excepcionais serviços à coletividade


04 de dezembro de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


A Câmara Municipal de São José do Rio Preto concedeu na noite desta quinta-feira, dia 4 de dezembro, em sessão solene, honraria a Manuela Kruschewsky Bastos Atique em reconhecimento pelos inestimáveis e excepcionais serviços à coletividade. A homenagem destaca a colaboração da professora no progresso e desenvolvimento do município, sobretudo na área da Educação.

Manuela Kruschewsky Bastos Atique recebeu o título de Cidadã Honorária Rio-pretense de acordo com o Decreto Legislativo nº 1435/2025, de autoria do vereador Marcelo Renato (Novo).

A sessão solene para outorga do título foi presidida pelo vereador Jonathan Santos (Republicanos), a pedido do presidente da Câmara Luciano Julião (PL), que não compareceu por conta de compromisso previamente agendado. Estavam na mesa de honra entre o secretário de Governo e vereador licenciado Anderson Branco; o secretário de Saúde Rubem Bottas; o promotor de Justiça aposentado Marco Antônio Lelis Moreira; Halim Atique, reitor da Unirp e marido da homenageada; a filha do casal Haline Atique; e Luis Bastos, irmão da homenageada.

Manuela Kruschewsky Bastos Atique é nascida em Itabuna, no estado da Bahia, e reside há 23 anos em São José do Rio Preto. Graduou-se em Direito pelo Centro Universitário de Rio Preto (UNIRP). Posteriormente cursou o mestrado em Direito pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), desenvolvendo a dissertação “Proteção Constitucional à Biodiversidade: O Impacto Ambiental da Construção do Complexo Intermodal Porto Sul – Ilhéus/BA”. Essa pesquisa reflete sua preocupação com questões ambientais e jurídicas, enfatizando a responsabilidade civil ambiental. Sempre buscando se aperfeiçoar concluiu também um doutorado.

Manuela acumulou experiência em gestão acadêmica. Atualmente ocupa os cargos de Vice-Reitora e Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIRP. Sob sua liderança, importantes avanços ao Centro Universitário de Rio Preto foram conquistados, com destaque para formação de mais de 30.000 pessoas em ensino superior e inúmeros projetos sociais para cidade e região.

O pró-reitor administrativo da Unirp Luiz Bastos exaltou o trabalho da homenageada e lembrou sua trajetória pessoal. “Irmã mais velha, abriu o caminho para todos nós em casa. Encontrou as palavras certas antes de todos nós e organizou a família. Você minha irmã tem uma capacidade de ser um exemplo vivo para todos nós. De forma natural enfrentou os desafios da vida e sempre foi a primeira a dar uma palavra de apoio e de incentivo a todos.”

Haline Atique, filha de Manuela, em sua fala destacou a vida em família. “Mãe, a senhora veio tão jovem da Bahia e enfrentou tanta coisa. Deixou tanta coisa para trás e construiu tanta coisa aqui em São José do Rio Preto. Transformou educação em caminho, em janela, em libertação... Eu cresci vendo a senhora estudando, passando as noites em claro e se dedicando em aprender mais e mais. A senhora sempre segurou a minha mão quando eu tive que enfrentar meus desafios. Sempre me incentivou a ser uma pessoa melhor, a senhora merece todo esse reconhecimento que está tendo hoje.”

O marido Halim Atique também usou a palavra. “Não estou aqui como reitor de uma universidade, mas como marido. Que testemunhou a evolução de uma mulher que deixou sua terra, deixou sua família em busca de oportunidades, em busca de educação e que hoje eu vejo completa. Com capacidade de transformar a própria vida e a vida dos outros. Juntos construímos uma família, estamos construindo uma instituição e também um legado. Não são só salas, laboratórios, diplomas...mas sim vidas construídas e modificadas. Você faz parte da vida de milhares de pessoas que conquistaram uma educação de qualidade e digna. Você sempre foi a protagonista de sua própria história

Ao final da cerimônia, homenageada fez seu discurso e dedicou a honra a todos aqueles que auxiliam em sua trajetória. “Tantas pessoas em minha história, tantas culturas entrelaçadas. Bahia, Rio Preto... Eu não digo que perdi o meu sotaque. Na verdade eu ganhei uma nova forma de falar: permaneço ainda com o pé na Bahia e também com o pé em Rio preto. Essa cidade que me acolheu tão bem e que hoje é meu chão. Ao receber esta homenagem é como se a cidade me abraçasse e confirmasse a mesma coisa que eu senti há 23 anos quando cheguei aqui: seja muito bem-vinda, aqui também é sua casa.”


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Acordo entre base e oposição adia por 10 sessões votação de projeto que impede convocação de secretários

Depois de mais de 1h30 de reunião, os vereadores de São José do Rio Preto chegaram a um acordo e adiaram por 10 sessões a votação de um projeto da...


Projeto proíbe contratação de condenados por corrupção na administração pública municipal

Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na quinta-feira, dia 4 de dezembro, a 45ª sessão ordinária de 2025. A pauta de votações traz dois p...


Mais Notícias >

Publicado em: 04 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!