Captação de água no rio Grande é tema de audiência

Projeto que prevê financiamento de mais de R$600 milhões para sistema de captação de água é debatido por representantes políticos e de entidades ambientais


07 de maio de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A proposta está em tramitação na Câmara. A audiência contou com a presença de equipe técnica do Semae (Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto), representantes da Aama (Associação Amigos dos Mananciais), Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, o ex-deputado Vaz de Lima, a ex-superintendente do Semae, Ivani Vaz de Lima, além de munícipes, profissionais da área do meio ambiente e representantes de partidos políticos.

Os vereadores Celso Peixão (MDB), Robson Ricci (PSD) e Pedro Roberto (Republicanos) participaram da audiência e fizeram questionamentos aos técnicos presentes sobre a urgência do projeto de captação de água no rio Grande e ressaltaram que é necessário um amplo debate sobre a questão. A diretora de Planejamento e Obras do Semae, Jaqueline Freitas, explicou que esse estudo vem sendo realizado há mais de uma década e defendeu que este é um momento adequado para sua implantação.

Segundo o Semae, a captação de água nos aquíferos Guarani e Bauru passa por momentos críticos. “A fragilidade do sistema é enorme”, afirmou, apontando a possibilidade de colapso do abastecimento em épocas de estiagem. De acordo com a diretora, o projeto de captação no rio Grande traz uma alternativa mais sustentável, que não depende de sazonalidade.

Ambientalistas presentes posicionaram-se contra o projeto e reforçaram que a captação como é realizada atualmente é predatória, ação que implica em esgotamento dos recursos naturais, e que é preciso buscar alternativas, pensando no futuro do abastecimento do município e levando em consideração o crescimento da população. Além da preocupação ambiental, foi debatida a viabilidade do financiamento para o município.

Comunicação / Câmara Rio Preto


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!