Representantes da secretaria municipal de Desenvolvimento, Acirp e Abrintel participaram do encontro
20 de setembro de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
 
                        
            A Comissão Permanente de Obras da Câmara Municipal realizou audiência pública nesta quarta-feira (20/09) para debater emendas relacionadas ao projeto do Poder Executivo para a implantação da tecnologia 5G no município.
 
A audiência foi comandada pela presidente da Comissão, vereadora Karina Caroline (Republicanos) e teve participação dos vereadores Júlio Donizete (PSD), Celso Peixão (MDB), o secretário municipal de Obras, Jorge Luís de Souza, o assessor de relações governamentais da Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel), Pável Pereira, além de Robson Félix, representando a Apeti e Acirp, e assessores de vereadores.
As emendas de autoria do vereador Júlio Donizete (PSD) dizem respeito a correções no projeto inicial, adequando a redação de artigos. O vereador também questiona alguns pontos da proposta, que foram esclarecidos durante a audiência.
O projeto de lei da Prefeitura de Rio Preto trata do licenciamento para construção e instalação de infraestrutura de rede de telecomunicações na área urbana do município. Essa infraestrutura compreende estações transmissoras de radiocomunicação e meios de suporte, como postes, torres e mastros.
O novo padrão de internet móvel traz, entre outras mudanças, alta velocidade na transmissão de dados. A tecnologia 5G foi ativada no Brasil em julho de 2022, em Brasília e depois levada a outros municípios.
Os vereadores apontaram questões que preocupam a população, como a radiação emitida pelos equipamentos, o que segundo o representante da Abrintel são pontos já amplamente debatidos e estudados pelos órgãos competentes, que garantem que os projetos seguem os índices de segurança adequados.
Pável Pereira também falou sobre o andamento das leis municipais que permitem a instalação do 5G. Segundo o especialista, o estado de São Paulo foi pioneiro na aquisição da tecnologia. "Os municípios do interior, que têm legislação anterior à criação do 5G, estão agora se baseando na lei padrão da Anatel e na lei estadual para todas as adequações necessárias", afirmou.
Para Robson Félix, representante da Acirp, feitas as adequações necessárias, todo o setor de comércio e serviços poderá ser beneficiado com o 5G. "Existe um fator econômico muito importante relacionado ao desenvolvimento tecnológico e com isso poderemos oferecer melhores serviços para a população". Durante a audiência, também foram citados possíveis avanços em setores comandados pelo poder público, como saúde e segurança, incluindo cirurgias robóticas e câmeras de segurança mais eficazes.
Comunicação / Câmara Municipal
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 20 de setembro de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37