Implantação de 5G volta à pauta durante 46ª Sessão Ordinária

Ao todo, serão analisados 12 projetos de lei; criação do Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista também integra a Ordem do Dia


01 de dezembro de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

O Legislativo de São José do Rio Preto realiza nesta terça-feira (05/12) a 46ª Sessão Ordinária de 2023. Entre as 12 propostas na Ordem do Dia, volta à pauta a discussão da legalidade do projeto que dispõe sobre o licenciamento para a construção e instalação de infraestrutura de rede de telecomunicações. O objetivo é adequar a legislação para a instalação de antenas para a tecnologia 5G (novo padrão de internet móvel que proporciona alta velocidade na transmissão de dados).

Outras sete propostas serão analisadas quanto à legalidade. Do Executivo, a que desafeta o uso de imóvel público no bairro Nova Redentora (para integrá-lo ao patrimônio disponível do município, autorizando a alienação por meio de processo licitatório), e o que autoriza Convênio de Cooperação com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), para delegação das competências municipais de regulação e fiscalização da prestação dos serviços de saneamento básico.

Do Legislativo, entre as legalidades analisadas estão as referentes a dois projetos de autoria do vereador Diego Mahfouz (MDB). A primeira proposta institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla. A segunda matéria estabelece que seja colocado QR Code nas placas de obras públicas executadas pela Administração Pública direta e indireta ou por empresas terceirizadas. Em primeiro turno também será apreciado projeto de Renato Pupo (PSDB), que estabelece regras para o uso de postes em vias públicas e obriga empresas que utilizam essas estruturas a respeitarem as normas técnicas para ocupação ordenada, além de promoverem a regularização e a retirada dos fios inutilizados. De Jorge Menezes (PSD), a pauta lista, em primeiro turno, projeto que estabelece distância mínima de mil metros entre um posto de combustível e outro. E de Francisco Ruel Junior (União Brasil) será analisada a proposta que declara a utilidade pública da instituição “Cumprir Social”. Além da legalidade, o projeto de Ruel também deve ser apreciado no mérito, já que foi solicitada votação em regime de urgência para a matéria.

Outras quatro propostas entram na pauta em segunda discussão. Do Executivo, tem o projeto que dispõe sobre a reestruturação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Há também duas matérias de Renato Pupo: elas instituem no município o “Dia do Tutor da Vizinhança Solidária” e o “Dia de Allan Kardec”. E finalizando as votações em segunda discussão, os vereadores analisam matéria de autoria de Mahfouz, que cria o Cadastro Único Municipal das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A sessão tem início às 14 horas e conta com transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da Net/Claro, 28.2 em sinal aberto, redes sociais do Legislativo e pela rádio Educativa 106,7 FM.

Comunicação /Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova Plano Plurianual 2026-2029

Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Mais Notícias >

Publicado em: 01 de dezembro de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!