Representantes agradeceram espaço cedido pelo Legislativo para que fossem apresentadas reivindicações do setor
16 de agosto de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
 
                        
            Representantes do Movimento Nacional de Produtores e Sangradores visitaram a Câmara Municipal de Rio Preto para agradecer o apoio do Legislativo na reivindicação para valorização do produto nacional. A categoria esteve em sessão ordinária para dar visibilidade à causa de produtores nacionais que perderam espaço para a borracha importada, comercializada a preço mais baixo.
“Nossa primeira vinda à Câmara de Rio Preto foi de extrema importância porque a gente precisava gritar por ajuda e socorro. Fomos aceitos e fizemos um grande evento que refletiu no Governo Federal, que atendeu nosso pedido, elevando o imposto da importação da borracha”, comemora o presidente Nacional dos Sangradores, Natalino de Freitas.
De acordo com o engenheiro agrônomo Mário Miranda, que é diretor nacional dos Sangradores e Produtores de Borracha, a alíquota de imposto de importação da borracha, que era de 3,2% passará a 10,8%, depois da movimentação dos trabalhadores do setor. “Isso é importante porque fortifica a cadeia produtiva nacional. As usinas estavam em colapso, não conseguindo escoar seu produto nacional. Com a elevação da taxa a gente pretende escoar o produto nacional, consertando esse problema das usinas e, consequentemente, dos produtores e dos seringueiros”, avalia.
O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu os representantes dos sangradores e produtores e ressaltou a importância de o Legislativo abrir espaço para que os cidadãos apresentem suas reivindicações para a sociedade. “Nos sentimos muito felizes em receber novamente os sangradores na Câmara, que ocuparam o plenário de uma maneira inédita. Estamos felizes em contribuir, abrindo as portas não só para esse movimento, mas para qualquer categoria. Essa Câmara está aberta para mostrar o que acontece e, como presidente, recebo com muito carinho essa comitiva.”
O Movimento Nacional de Produtores e Sangradores fez uso da Tribuna Livre durante a 10ª Sessão Ordinária, em março deste ano. Na ocasião, membros do movimento lotaram as galerias do Legislativo para apresentar a situação em que se encontrava o setor: Enquanto a produção da borracha nacional era comerciada por mais de R$ 6,50 o litro, o produto importado de países asiáticos e africanos chegava ao Brasil por menos de R$ 3.
Ainda integrava o grupo que visitou o presidente Paulo Pauléra, para agradecer o apoio, a produtora Fernanda Gabriel. Ela ressaltou a relevância da presença feminina no campo. “Hoje nós temos muitas famílias que são sustentadas pela mulher produtora, sangradora, a mulher que foi abandonada ou perdeu alguém da família e ela ficou sozinha. Nós do movimento temos muito a força feminina, lutamos pelo direto da mulher, direito da família, e queremos agradecer a Câmara de Rio Preto por esse apoio.”
Comunicação / Câmara Rio Preto
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 16 de agosto de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37