Proposta permite cães de suporte emocional em ambientes de uso coletivo

Projeto, aprovado na legalidade e no mérito, vale para espaços públicos e privados, meios de transporte e estabelecimentos comerciais


11 de junho de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Durante a 21ª sessão ordinária deste ano, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram seis propostas. Em regime de urgência – ou seja, votado tanto em primeira quanto em segunda discussão – foi aprovado o projeto que garante a pessoa com transtornos comprovados o direito de ingressar e de permanecer acompanhada de cão de suporte emocional em ambientes de uso coletivo. A medida vale para espaços públicos e privados, meio de transporte público e estabelecimentos comerciais. De acordo com a justificativa do projeto, o animal de assistência emocional é um pet que faz parte de um tratamento de doenças psíquicas e crônicas, melhorando a qualidade de vida do tutor. Para obter a autorização, será necessário apresentar atestado emitido por psiquiatra ou psicólogo, indicando o benefício do tratamento com o auxílio do animal. Será necessário, ainda, declaração, com firma reconhecida, de instrutor ou treinador, informando o adestramento de obediência básica e a não agressividade do animal. Pelo projeto, o ingresso de cão de suporte emocional fica proibido nos locais em que seja obrigatória a esterilização individual.

Também em urgência, os parlamentares deram parecer favorável a uma proposta do Executivo. A matéria faz correção na lei que trata dos recursos das emendas parlamentares impositivas. Com a alteração, R$ 50 mil que seriam destinados à Secretaria de Assistência Social, tendo como entidade beneficiada a Associação Casa de Caridade Pão e Vida, passam a ser destinados para o Gabinete do Prefeito, para atender a Subprefeitura do Distrito de Talhado.

Ainda do Executivo, foi aprovado, em primeiro turno, projeto que desafeta o uso de imóvel público, no Jardim Pinheiros. O objetivo é integrar a área ao patrimônio disponível do município e autorizar sua alienação.

Na legalidade foi acatada a matéria que institui a campanha Alma Pet, que visa a criação e manutenção de bancos de sangue veterinários, para atender animais domésticos. Emenda apresentada ao projeto - especificando que o Poder Executivo terá a responsabilidade de programar campanhas e recepcionar doações - foi incorporada à proposta.

Dois projetos de lei receberam parecer positivo em segunda discussão: um inclui o Rodeio Rio Preto Country Bulls no calendário oficial do município e o outro declara de utilidade pública o Serviço Social Maria Peregrina. A instituição desenvolve atividades socioeducativas de convivência e socialização com mais de duzentas famílias.

Adiado

A proposta que exige atestado de antecedentes criminais para os colaboradores contratados por instituições sociais voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes teve a análise adiada por duas sessões, após pedido de vista.

Rejeitado

A pauta da 21ª sessão listava ainda projeto de lei para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero. A proposta estava na Ordem do Dia em primeira discussão. Antes da votação, os parlamentares analisaram parecer jurídico externo sobre a medida. O documento externo foi apresentado depois que a Comissão de Justiça e Redação da Câmara decidiu pela ilegalidade do projeto de lei, apontando vício de iniciativa. O parecer externo refutava o argumento da comissão. Ao fim, em votação, o parecer externo foi rejeitado e o projeto arquivado.

Tribuna

No momento aberto à participação popular, a tribuna foi ocupada por Alexandre Felipe de Oliveira, psicólogo, representante da Comunidade LGBTQIAP+ e ativista em Direitos Humanos. Ele falou sobre o Dia Internacional do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. Oliveira destacou também a importância de políticas públicas que garantam a plena cidadania à comunidade LGBT. “A Constituição diz que todos são iguais perante a lei. Mas que igualdade é essa, sendo o Brasil o país onde mais se mata LGBT no mundo?”

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!