Aprovada legalidade de alerta em áreas próximas a radares

Plenário analisou sete projetos de lei e dois projetos de resolução em certidão de urgência especial. Entre os assuntos debatidos, a divulgação de lista de mutuários do programa Minha Casa Minha Vida.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Projetos de lei

Nº. 323/14, de Carlão dos Santos (SD), que determina aos postos de combustíveis a utilização de painéis eletrônicos para indicar a quantidade e valor do combustível abastecido no veículo. O objetivo é permitir que o consumidor acompanhe o abastecimento sem ter de sair do veículo.
Em caso de descumprimento, o posto poderá receber advertência e ser multado no valor de cem unidades fiscais do município, aproximadamente R$ 4.500.

Nº. 145/15, do vereador Cesar Gelsi (PSDB), institui a semana municipal de conscientização, diagnóstico e tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na infância e adolescência. A finalidade é despertar o interesse pelo tema e promover a realização de atividades e palestras que visem conscientizar, auxiliar no diagnóstico e orientar a população sobre a doença. A realização do evento será na semana do dia 13 de julho de cada ano.

Nº. 150/15, de Marco Rillo (PT), dispõe sobre a checagem “in loco” de todos munícipes sorteados em programas de moradias sociais. A checagem deverá ser realizada por uma equipe técnica social para averiguação das informações prestadas durante o cadastramento. Aqueles que não comprovarem as informações que definem os requisitos prioritários do programa deverão ser substituídos pela lista de suplentes que também será submetida a análise.

Nº. 152/15, de Márcio Larranhaga (PSC), obriga os proprietários de animais a recolher fezes de cães em via pública. Ao infrator, como penalidades de advertência, serão aplicadas multas de 10% do salário mínimo. Qualquer pessoa poderá fazer denúncias à prefeitura e terá sua identidade preservada.

Nº. 156/15, proposto por Marco Rillo (PT), trata da divulgação da lista de cadastrados em programas de moradias populares excluídos após análise da Caixa Econômica Federal. A publicidade deverá ser promovida no diário oficial e no site da prefeitura com a ordem de colocação dos suplentes.

Nº. 165/15, do vereador Paulo Pauléra (PP), o único em primeira discussão, determina a implantação de sinalização de alerta nas vias que possuam radares. A sinalização de alerta será composta por três faixas refletivas de 50 centímetros cada, aplicadas na cor verde limão, de guia a guia, 50 metros antes desses aparelhos fiscalizadores.


O projeto nº. 324/14, da vereadora Alessandra Trigo (PSDB), foi prejudicado pela ausência da autora. A proposta dispõe sobre o fornecimento de protetor solar para funcionários de empresas concessionárias do transporte coletivo que trabalham expostos ao sol.

Projetos de resolução:

Nº 1373/15, do vereador Marco Antônio Rillo (PT), que propõe a constituição de Comissão Especial de Vereadores para realização de levantamentos e estudos sobre os contemplados nos programas habitacionais do Minha Casa Minha Vida realizados com a prefeitura de Rio Preto, foi adiado por quatro sessões a pedido do presidente da Casa, Fábio Marcondes.

Nº. 1372/2015, do mesmo autor, teve o pedido de Certidão de Urgência votado e rejeitado, portanto continua a tramitação normal na Câmara. Ele altera o parágrafo único do artigo 80, dá nova redação ao artigo 81, revoga parágrafos, acrescenta o artigo 82 e altera o artigo 90 da Resolução 712 de 13 de dezembro de 1990, que aborda objetivos, fatos, número de membros, prazos e prorrogações de Comissões Especiais de Inquérito.

Antes das votações, a tribuna foi ocupada pelo ministro do evangelho Altair Pereira da Silva, que representou os afro-brasileiros e falou sobre o Dia da Consciência Negra. “O feriado aflorou a consciência negra no Brasil”, disse.

A presidente interina do Conselho Afro-Brasileiro de São José do Rio Preto, Luana Passos, também fez uso da palavra e destacou que a data de comemoração remete à luta de permanência de uma identidade. “É importante que saibamos quem são os negros e quais são seus legados para o país”.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!