Secretário responde a questionamentos da Frente Parlamentar

Aldenis Borim participou de reunião no auditório da Câmara, na manhã desta sexta-feira


15 de janeiro de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Durante a reunião, comandada pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Pedro Roberto (Patriota), o secretário foi questionado sobre o Plano de Ação do Município no combate à Covid. Borim traçou o histórico de ações da pasta desde o início da pandemia, quando foi apresentado ao Poder Legislativo o plano de contingência da doença.

Ressaltou, também, que a segunda onda já era prevista, assim como a vacinação, e que a secretaria antecipou a aquisição de insumos necessários, tanto para o atendimento aos pacientes, quanto itens como seringas e agulhas.

Sobre a preocupação com a ocupação hospitalar, o secretário anunciou a abertura de 40 novos leitos, nas UBS dos bairros Nova Esperança e Fraternidade: 20 leitos de enfermaria, para casos moderados de Covid, e outros 20 para suporte respiratório. Explicou que, para a criação de leitos de UTI, é necessária uma estrutura mais complexa, mas esses novos leitos já poderão desafogar as UTIs dos hospitais. Hoje, o índice de ocupação das UTIs em Rio Preto está em 70,02%.

Questionado sobre a atual situação das unidades de saúde e dos profissionais que atuam no município, Borim alertou para o desgaste psicológico dos que estão na linha de frente e que, entre os desafios deste momento, estão os recursos humanos para o combate da doença. A convocação de profissionais classificados em concursos públicos permanece suspensa.

Em relação ao número de óbitos em Rio Preto, o secretário apontou como justificativa o alto número de testes de Covid realizados no município. “O número de mortes é proporcional aos testes realizados. Em locais onde há pouca testagem, muitos dos óbitos podem ser atribuídos a outras doenças”.

Em resposta aos vereadores sobre a volta às aulas, o secretário declarou que isso deve acontecer no dia 1ª de fevereiro, independentemente da fase no Plano São Paulo em que o município se encontra. O que muda, de acordo com os critérios do Governo do Estado, é a porcentagem de alunos que serão atendidos por dia.

Esse assunto, no entanto, ainda está sendo debatido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, assim como a situação dos usuários do transporte urbano e outros pontos de aglomeração, como as festas clandestinas.

Para os próximos encontros da Frente Parlamentar, gestores da Santa Casa e do Hospital de Base de Rio Preto também serão convidados a falar sobre o atendimento prestado à população e sobre quais são as dificuldades enfrentadas no combate à Covid.

Além disso, representantes de hospitais particulares de Rio Preto e profissionais da saúde deverão falar sobre as ações desenvolvidas no combate à pandemia nos últimos meses, assim como representantes do sindicato da categoria.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Audiência apresenta Diretrizes Orçamentárias de 2026

A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...


Vereadores analisam projeto que estende para 7 horas tempo de sessões ordinárias

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...


Mais Notícias >

Publicado em: 15 de janeiro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!