Ufscar inicia reuniões com entidades e movimentos sociais de Rio Preto

Encontros integram cronograma para implementação de universidade federal na cidade


03 de fevereiro de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Frente Parlamentar para implementação de universidade federal em Rio Preto realizou a primeira reunião de 2025 na tarde do dia 3 de fevereiro. O encontro, que aconteceu no auditório da Câmara, contou com a presença da reitora da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Ana Beatriz de Oliveira, e também com a participação de Danilo Giroldo, assessor especial de consolidação e expansão universitária, responsável pela implantação do campus da Ufscar em Rio Preto.

Na ocasião foram apresentados o cronograma de reuniões para este mês e os próximos passos para que a universidade chegue à cidade. Nos dias 11 e 12 de fevereiro, integrantes da Ufscar se encontram com instituições educacionais, empresariais e movimentos sociais do município. “Mapeamos quase 70 organizações de diferentes segmentos”, explica Giroldo. No dia 13, às 14 horas, a reunião será na Câmara de Rio Preto, com os vereadores. O objetivo dos encontros é apresentar a Ufscar e sua estrutura à comunidade rio-pretense e ouvir os atores sociais locais e suas demandas.

No mês de março, as informações colhidas nas reuniões setoriais serão analisadas. Em abril, representantes da universidade retornam a Rio Preto para realizar audiências públicas. E, em maio, apresentam ao Conselho Universitário da Ufscar um documento-referência, no qual conste a vocação do campus rio-pretense, os cursos e as plataformas de extensão educacional. Com os cursos aprovados pelo Conselho, já é possível ofertar vagas para o próximo ano.

A intenção é que em 2026 seja iniciada parte dos seis cursos previstos para o campus de Rio Preto. Ana Beatriz de Oliveira explica que um modelo que serve de inspiração para o município é do bacharelado interdisciplinar, aos moldes do que é feito na Universidade Federal do ABC. É um modelo no qual o ingresso dos alunos é conjunto e depois cada estudante escolhe as possibilidades de finalização do curso. Pela modalidade, há a possibilidade de obter diploma em mais de um curso, dependendo das disciplinas que o estudante desejar agregar ao seu currículo. Ainda de acordo com a reitora, a escolha dos cursos para o campus de Rio Preto vai ter de considerar três parâmetros: desejos e demandas da sociedade local, o que a Ufscar pode oferecer e o que os recursos financeiros disponíveis permitem realizar.

Ana Beatriz destaca que a Ufscar tem como forma de ingresso o Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e que a instituição tem políticas que garantem amplo acesso e a permanência dos estudantes, como reserva de vagas para alunos de escolas públicas, cotas para negros e indígenas, bolsa alimentação e bolsa permanência. “Para que essas pessoas possam transformar suas vidas e a vida de suas famílias e para um projeto de Brasil mais justo e menos desigual.”

Campus

O projeto de lei do Executivo que tratava da doação de imóvel municipal à Ufscar foi aprovado na Câmara em dezembro de 2024 e se tornou lei no mesmo mês. A área fica ao lado do Parque Tecnológico e tem 150 mil metros quadrados. Até que o campus seja construído, as aulas serão realizadas no prédio do Instituto Federal de Rio Preto. E a equipe da Ufscar já fala em crescimento: área do antigo IPA (Instituto Penal Agrícola) e uma área pertencente à Unesp, que fica na mesma região, são considerados possíveis espaços para futuras expansões do campus.

Frente Parlamentar

A Frente Parlamentar da universidade federal tem como presidente o vereador João Paulo Rillo (Psol). Pedro Roberto Gomes (Republicanos) é o vice. O grupo tem ainda outros 14 parlamentares como membros e 21 membros colaboradores, entre instituições educacionais, sindicatos, docentes e coletivos.

 


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >

Publicado em: 03 de fevereiro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!