Vereadores aprovam cinco projetos na 17ª sessão

Reunião foi marcada pelo debate acerca de possível mudança do Centro Pop para área próxima ao bairro Boa Vista


13 de maio de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


Durante a 17ª sessão ordinária, realizada no dia 13 de maio, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram cinco projetos de lei. Além dos temas tratados na Ordem do Dia, a reunião foi marcada pelo debate acerca de possível mudança do Centro Pop para área próxima ao bairro Boa Vista, pretendida pela Prefeitura. Atualmente, o serviço que atende pessoas em situação de rua funciona próximo ao viaduto Jordão Reis. Na primeira parte da sessão, vários vereadores cobraram explicações sobre a motivação do Executivo para essa medida. O tema seguirá sendo discutido na Câmara durante audiência pública marcada para esta quarta-feira, dia 14 de maio, às 18 horas.

Na segunda parte da sessão, dedicada à votação das propostas da Ordem do Dia, os parlamentares aprovaram projeto do Executivo que abre no orçamento fiscal do município um crédito adicional especial no valor de R$ 996 mil, para cumprir a política nacional Aldir Blanc de fomento à cultura. 

Também em segunda discussão, foi dado parecer favorável à proposta de Eduardo Tedeschi (PL). A matéria modifica a Lei nº 13.031 e cria a Poda Social. Por meio dessa medida, munícipes de baixa renda inscritos no Cadastro Único poderão solicitar o serviço de poda árvores e de remoção de galhos, feita por órgãos municipais, sem qualquer custo.

Ainda na lista de propostas aprovadas em segundo turno está a que institui o Samu Pet, que é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência Veterinária, com funcionamento 24 horas. Essa matéria é de autoria do vereador Alex de Carvalho (PSB). O serviço é destinado ao atendimento de emergência de animais de rua, comunitários e domésticos, nos casos que envolvam colisões em vias públicas, situação de perigo eminente, risco de vida, estado de emergência, negligência ou crueldade.

Também de Carvalho, foi aprovado, em primeiro turno, o projeto que institui a carteira de identidade específica para pessoas com Parkinson. A intenção é que o documento garanta atenção integral, além de prioridade de atendimento e de acesso nos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas da saúde, da educação e da assistência social.

Em primeira análise foi acatada em Plenário proposta de Abner Tofanelli (PSB). A medida obriga a capacitação dos profissionais de projetos sociais para o acompanhamento de crianças com necessidades específicas de saúde. A medida vale para projetos sociais que tenham termos de colaboração ou de fomento com o município. O objetivo é orientar os profissionais sobre administração de medicamentos (conforme orientação médica), promover conhecimentos relacionados à alimentação e instruir sobre procedimentos de atendimento emergencial.

Veto

O veto listado na pauta era parcial, do ano de 2024, e barra inúmeras emendas feitas pelo Legislativo ao projeto de lei que definia as Diretrizes Orçamentárias para 2025. Entre as emendas barradas estão a que destina 1% do orçamento municipal para a Cultura e a que determina a criação de outros dois conselhos tutelares na cidade. A pedido de Eduardo Tedeschi, a análise do veto foi adiada por quatro sessões.

Participação popular

No momento Tribuna Livre, aberto à participação popular, o pastor Josué Franco Almeida falou a respeito dos serviços que Igreja Adventista realiza em Rio Preto. Distribuição de alimentos, medicamentos, livros e projetos dedicados a crianças e adolescentes foram algumas das ações destacadas.

Sessão extra

O presidente da Câmara, Luciano Julião (PL), convocou sessão extraordinária para quinta-feira, dia 15 de maio, a partir das 10 horas. Entre os projetos que serão analisados está o que trata do parecer do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo sobre as contas da Prefeitura relativas ao ano de 2022.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara instala CEI para investigar furto de fios

A câmara de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar furtos de fios e cabos no município, assim como o f...


Câmara Municipal recebe sugestões para LDO 2026

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto disponibilizou ferramenta virtual para que cidadãos, entidades e associações possam fazer sugestões e i...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!