Projeto diz que prazo conta a partir da prescrição médica; foi aprovado também programa de reabilitação facial
30 de outubro de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de urgência, quando são analisadas a legalidade e o mérito na mesma sessão.
O primeiro projeto aprovado em urgência é de Celso Peixão (MDB) e determina que os exames de mamografia na rede municipal de saúde sejam realizados em um prazo máximo de 30 dias, a partir da solicitação médica.
Também em urgência, os parlamentares aprovaram proposta de Jorge Menezes (PSD) que institui o Programa Municipal de Reabilitação Facial Terapêutica. O objetivo é oferecer suporte multiprofissional a pessoas com alterações estético-funcionais da face. Ambos os projetos aprovados em urgência seguem para sanção ou veto do Executivo.
Já o projeto de emenda à Lei Orgânica, de autoria de Renato Pupo (Avante), que estipulava prazo para que o Executivo repasse os valores das emendas impositivas às entidades beneficiadas, foi rejeitado. A proposta previa que as emendas deveriam ser executadas em duas etapas: 50% até 30 de maio e a outra parte até 30 de outubro.
Os outros quatro projetos de lei que estavam na pauta tiveram a votação adiada. Três deles são de Eduardo Tedeschi (PL): o que institui o Programa Social Resgate, de atenção à pessoa em situação de dependência química e alcoólica; o que cria o Dia Municipal dos Clubes de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia e o que institui o Programa de Sinalização de Ruas por meio de Parceria Público-Privada, para a substituição, instalação e manutenção de placas de nomenclatura de vias públicas. Para as propostas de Tedeschi, o pedido de vista foi de uma sessão.
O quarto projeto que teve a votação adiada é de Jean Dornelas (MDB) e obriga a instalação de um dispositivo de segurança, chamado “botão do pânico”, no interior dos veículos do transporte coletivo público do município. O objetivo é garantir o pronto acionamento das autoridades de segurança em situações de risco envolvendo mulheres vítimas de violência. Para essa matéria, a solicitação foi de vista por duas sessões.
Tribuna Livre
No espaço aberto à participação popular, a sessão contou com o discurso de Luiz Fernando Zuim, coordenador estadual e nacional das Federações das APAEs. Ele falou sobre o decreto federal nº 12.686, de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva. O documento preocupa APAEs e famílias atendidas pela instituição. Eles temem que a universalização da matrícula em escolas da rede regular defendida pelo decreto possa deixar alunos com deficiências graves sem o atendimento adequado nas salas comuns. Temem também que o decreto provoque a “asfixia” do trabalho escolar realizado pelas APAEs. Zuim defende a suspensão do decreto, propõe mais discussões sobre o tema e a elaboração de um novo documento.
Na sequência, Guilherme Duran, técnico em saneamento, falou sobre a ‘Semana Lixo Zero’, mobilização que visa ampliar a discussão sobre a gestão do lixo, incentivar o aumento da coleta seletiva e da compostagem, entre outros tópicos. A última participação popular na tribuna foi de Guilherme de Oliveira Cucolicchio, médico oncologista, que falou sobre a prevenção do câncer, com destaque para campanhas como Outubro Rosa (combate ao câncer de mama), Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) e Dezembro Laranja (conscientização sobre o câncer de pele).
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
A Câmara de São José do Rio Preto realizou sessão solene nesta quarta-feira, 29 de outubro, para a entrega do título de Cidadão Honorário ao empres...
Publicado em: 30 de outubro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37