Proposta determina substituição de campainhas e alarmes sonoros por sinaleiros musicais nas escolas; objetivo é preservar alunos com hipersensibilidade a ruídos, como portadores de autismo
09 de agosto de 2022 - Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, na 42ª sessão ordinária, projeto de lei do vereador Jorge Menezes (PSD) que determina a escolas públicas e particulares que substituam as campainhas, sirenes e alarmes por sinalizadores musicais. O objetivo, segundo o autor da proposta, é proteger crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que, em sua maioria, possuem hipersensibilidade sensorial em relação a barulhos e ruídos extremos.
A norma, aprovada em primeira discussão, quanto à legalidade, determina que as escolas devem providenciar a substituição dos equipamentos gradativamente, num prazo de até seis meses. Para entrar em vigor, o projeto ainda precisa ser votado em segunda discussão, quanto ao mérito, e depois ser analisado pelo Executivo, que pode sancionar a proposta.
Foram aprovados mais dois projetos: em segunda discussão, de Robson Ricci (Republicanos), que destina os valores de multas por infrações ambientais para implementação de políticas municipais de meio ambiente e urbanismo, e de Renato Pupo (PSDB), em primeira discussão, que inclui no calendário oficial do município o dia do biomédico, a ser comemorado anualmente no dia 20 de novembro.
Outros dois projetos que estavam na pauta foram adiados: de Jéssica Coletivas (Psol), que aumenta para 20 dias a licença-paternidade aos servidores municipais e de Paulo Pauléra (Progressistas), que dispõe sobre o alvará de funcionamento provisório no município.
Já os três vetos que estavam na pauta, dois foram rejeitados e um teve a votação adiada. Foram rejeitados os vetos aos projetos de Pedro Roberto (Patriota), que obriga a Prefeitura a divulgar em seu site os dados da execução contratual das empresas terceirizadas do município e de Júlio Donizete (PSD), que cria o programa de Diagnóstico e acompanhamento integral dos alunos com Dislexia, TDHA ou outro transtorno de aprendizagem.
Já o veto adiado é ao projeto de Robson Ricci, que prevê a disponibilização ao público, pelos postos de saúde e unidades básicas do município os horários de atendimento de todos os profissionais do SUS do município.
Comunicação/Câmara Municipal
A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...
Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...
Publicado em: 09 de agosto de 2022
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.23