Aprovada proposta de incentivo a projetos culturais

O Projeto de Lei nº 29/2014, de autoria do presidente Paulo Pauléra (PP), foi aprovado em segunda discussão na 35ª Sessão Ordinária.


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

O Pro-Mac consiste em incentivo fiscal para a realização de projetos culturais, a ser concedido a pessoa física ou jurídica com domicílio em Rio Preto. Os objetivos são apoiar e promover a diversidade cultural existente no município, reconhecer e patrocinar ações de produção artística e cultural, proteger o patrimônio material e imaterial do município e ampliar o acesso a produções artísticas e culturais, inclusive locais.

Os produtores das atividades artísticas devem oferecer um conjunto de ações visando garantir o mais amplo acesso da população ao produto do projeto cultural. Poderão participar criações de artes plásticas, visuais e design; bibliotecas, arquivos, centros culturais e espaços culturais independentes; cinema; circo; cultura popular e artesanato; dança; eventos carnavalescos e escolas de samba.

Também podem ser incluídos nesse projeto obras de literatura, museu; música; ópera; patrimônio histórico e artístico; pesquisa e documentação; teatro; vídeo e fotografia; bolsas de estudo para cursos de caráter cultural ou artístico, ministrados em instituições nacionais ou internacionais sem fins lucrativos; programas de rádio e de televisão com finalidades cultural, social e de prestação de serviços à comunidade; restauração e conservação de bens protegidos por órgão oficial de preservação; cultura digital e design de moda.

De acordo com o texto do projeto, o incentivo fiscal corresponderá ao recebimento, por parte do proponente de qualquer projeto cultural a ser realizado no Município, de certificados expedidos pelo Poder Público, correspondentes ao valor do incentivo autorizado pelo Poder Executivo.

O contribuinte do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS e do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU poderá utilizar, para pagamento destes, o valor destinado a projetos culturais, até o limite de 20% do valor devido a cada incidência dos tributos.

O projeto segue, agora, para sanção ou veto do Executivo.

O texto completo da proposta pode ser consultado neste link.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores analisam em urgência projetos que beneficiam motoristas por aplicativos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam sete itens na 12ª sessão ordinária de 2025. São um projeto de emenda à Lei Orgânica, um projeto de...


Vice-presidente da Câmara recebe prefeito de Neves Paulista

O vice-presidente da Câmara de São José do Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), recebeu na manhã desta sexta-feira uma visita de cort...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!