Audiência debate projeto de reestruturação do Semae

Proposta prevê a readequação de cargos em comissão e a criação de funções gratificadas


24 de agosto de 2022 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Câmara de Rio Preto realizou Audiência Pública nesta quarta-feira (24/08) para discussão do Projeto de Lei Complementar nº 21/2022, que dispõe sobre a reestruturação da estrutura administrativa do Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae), a extinção de cargos comissionados e a criação de funções gratificadas.

O presidente do Poder Legislativo, Pedro Roberto (Patriota), comandou o evento, que teve a participação do superintendente do Semae, Nicanor Batista; os representantes da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Matheus Costa, Vladimir Alves e Fernanda Squinzari; as representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais Silvana Rocha e Greziele Matias, e o promotor de Justiça Carlos Romani.

Também estiveram presentes os vereadores Odélio Chaves (Progressistas), Jean Charles Serbeto (MDB), Renato Pupo (PSDB), Bruno Marinho (Patriota) e Karina Caroline (Republicanos), além da assessora do vereador João Paulo Rillo, Luciana Fontes, presidente do Psol Rio Preto.

Nicanor Batista iniciou a audiência apresentando dados sobre a estrutura administrativa do Semae, responsável hoje por 2.500 Km de rede de água e esgoto em São José do Rio Preto. A autarquia tem um total de 1009 funcionários, sendo 334 servidores efetivos.

A proposta de reestruturação administrativa, que precisa passar pelo aval dos vereadores para aprovação, apresenta a divisão e novas nomenclaturas das funções, com a readequação de cargos de comissão e criação de novas funções gratificadas. O projeto mantém 12 cargos comissionados e aumenta de 75 para 96 as funções gratificadas, que devem ser ocupadas por servidores de carreira.

O promotor Carlos Romani declarou que qualquer proposta de readequação administrativa nos municípios deve atender ao reequilíbrio da estrutura e que é preciso haver proporcionalidade entre cargos comissionados e cargos ocupados por servidores efetivos.

Matheus Costa, consultor da Fipe, falou sobre a necessidade de readequação dos quadros de diversos órgãos públicos do estado de São Paulo. “Existem leis que limitam a criação de cargos e reestruturação, mas devemos nos adequar às reais necessidades de cada órgão, buscando o reequilíbrio. No caso do Semae, mantivemos o número de cargos comissionados permitidos por lei e ampliamos as funções gratificadas para que houvesse essa adequação à realidade do município”, explicou.

Representando o Sindicato dos Servidores Públicos, Silvana Rocha reforçou a importância do trabalho dos servidores no Semae e apontou a necessidade de cumprimento das exigências para cada categoria funcional. “É um trabalho de excelência e que merece reconhecimento”, afirmou.

O Projeto de Lei Complementar 21/2022, de autoria do Poder Executivo, continua em tramitação na Câmara de Rio Preto e pode ser consultado neste link.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova Plano Plurianual 2026-2029

Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Mais Notícias >

Publicado em: 24 de agosto de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!