Câmara aprova auxílio financeiro para órfãos de feminicídio

Outros cinco projetos receberam parecer favorável, entre eles o que obriga o monitoramento de ferros-velhos


23 de janeiro de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Durante a primeira sessão ordinária de 2024, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram seis propostas, entre elas a que cria o Auxílio Ampara, benefício a ser pago a crianças e adolescentes órfãos em decorrência de feminicídio. A matéria, de autoria de Jorge Menezes (PSD), foi analisada em segundo turno e segue agora para sanção ou veto do prefeito Edinho Araújo (MDB).

Outros quatro projetos de lei também receberam parecer positivo em segunda discussão:

-de Renato Pupo (PSDB), foi aprovada a proposta que obriga bares, restaurantes e casas noturnas a adotarem medidas de auxílio à mulher que se sinta em situação de risco;

-de Jean Dornelas (MDB), recebeu parecer favorável a medida que obriga o monitoramento - por meio de câmeras de segurança - de depósitos de sucata e ferros-velhos. O principal objetivo, de acordo com o autor, é impedir o comércio de peças de origem ilícita nesses locais, em especial fios de cobre.

-de Pedro Roberto (Republicanos), os parlamentares acataram projeto que estabelece diretrizes para implementação e revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente. A intenção é garantir a revisão do plano tecnológico junto com a do Plano Diretor, inclusive com a realização de audiências públicas para debater soluções voltadas à eficiência de serviços e utilidades públicas;

-e de Ricardo Galhardo, suplente do Psol, subscrito pelo vereador João Paulo Rillo (Psol), foi aprovada matéria que inclui no calendário do município o ‘Go Skate Day’, a ser comemorado anualmente em 21 de junho, para celebrar o esporte urbano.

Um outro projeto de Galhardo, subscrito por Rillo, foi analisado e aprovado em primeira discussão. A proposta inclui o evento “Batalha do Braile” no calendário oficial do município. Este evento é um movimento da cultura hip hop de Rio Preto, que acontece aos domingos, na praça do Braile.

Veto

Ainda durante a primeira sessão de 2024, os parlamentares analisaram veto total ao projeto do vereador Celso Peixão (MDB). A proposta do parlamentar reabre por um ano o prazo para a regularização de empresas instaladas em áreas de chácaras de recreio. O vereador defende mais prazo, alegando que a lista de documentos exigida para a regularização é extensa. Já a Prefeitura barrou a medida argumentando que adiar o prazo pode colaborar com a instalação de novas empresas irregulares. Em Plenário, o veto do Executivo foi rejeitado.

Investigação

Os parlamentares analisaram também requerimento para a prorrogação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga empresas do ramo de venda e revenda de pneus em Rio Preto. A comissão apura supostas irregularidades, práticas criminosas e crime de sonegação fiscal no segmento. O pedido, feito pelo presidente da CEI, Jean Dornelas, foi aprovado. A CEI terá mais 30 dias para a conclusão dos trabalhos.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Hugues Rezende é homenageado em sessão solene na Câmara

A Câmara de São José do Rio Preto realizou sessão solene nesta quarta-feira, 29 de outubro, para a entrega do título de Cidadão Honorário ao empres...


Mais Notícias >

Publicado em: 23 de janeiro de 2024

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!