Medida busca orientar políticas públicas e aprimorar o atendimento nos sistemas de Saúde, Educação e Assistência Social
05 de dezembro de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
Durante a 46ª sessão ordinária de 2023, realizada em 5 de dezembro, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram nove dos 12 projetos que estavam na pauta. Entre as propostas que receberam parecer favorável está a medida que cria o Cadastro Único das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A matéria, de autoria do vereador Diego Mahfouz (MDB), foi aprovada em segundo turno. O parlamentar defende que os dados do cadastro poderão orientar políticas públicas e aprimorar o atendimento das pessoas autistas nas redes de Saúde, Educação e Assistência Social.
Também de Mahfouz foram aprovados mais dois projetos, ambos em regime de urgência, ou seja, analisados tanto em primeira quanto em segunda discussão. A primeira proposta estabelece que seja colocado QR Code nas placas de obras públicas executadas pela Administração Pública ou por empresas terceirizadas. O objetivo é que os cidadãos possam, por meio do QR Code, consultar diversas informações das construções, tais como investimento, cronograma, data de conclusão e responsável técnico. A outra matéria acatada em urgência institui o Dia Municipal de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla.
Em dois turnos, também recebeu parecer favorável projeto de Francisco Júnior (União Brasil), matéria que declara de utilidade pública a instituição Cumprir Social.
Duas propostas de Renato Pupo (PSDB) foram acatadas no mérito. Elas instituem o Dia do Tutor da Vizinhança Solidária (a ser celebrado no primeiro domingo de julho) e o Dia de Allan Kardec (codificador da Doutrina Espírita) no município (data a ser comemorado em 3 de outubro).
Um terceiro projeto de Pupo foi aprovado na legalidade. A medida estabelece regras para o uso de postes em vias públicas e obriga empresas de energia elétrica, TV a cabo e internet a respeitarem as normas técnicas para ocupação ordenada, além de promoverem a regularização e a retirada dos fios inutilizados.
Também foi aprovada na legalidade proposta de Jorge Menezes (PSD). A matéria altera a lei sobre zoneamento e ocupação de solo, passando a estabelecer distância mínima de mil metros entre um posto de combustível e outro. A intenção é reduzir riscos de contaminação de solo, águas superficiais e subterrâneas.
A pauta da 46ª sessão listava quatro projetos de lei do Poder Executivo. Foi aprovada, em segunda discussão, a proposta que reestrutura o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). A medida amplia de 22 para 24 o número de membros da instituição e aumenta de 2 para 3 anos o período de mandato.
Já o projeto que determinava a adequação da legislação para a instalação de antenas para a tecnologia 5G no município (novo padrão de internet móvel que proporciona alta velocidade na transmissão de dados) foi rejeitado, assim como a matéria que desafeta imóvel público no bairro Nova Redentora.
E para a matéria que autoriza o município firmar convênio de Cooperação com a Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) foi solicitada vista por cinco sessões. O pedido de vista foi feito pelo vereador Bruno Marinho (Patriota).
Comunicação / Câmara Municipal
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 05 de dezembro de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37