Projeto de Celso Peixão institui a Semana de Educação Midiática; objetivo é desenvolver o pensamento crítico dos estudantes e promover o enfretamento à desinformação
05 de setembro de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara
 
                        
            Durante a 33ª sessão ordinária, realizada na terça-feira, dia 5 de setembro, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram oito projetos. Entre as matérias que receberam parecer positivo está a de Celso Peixão (MDB), que institui no ensino fundamental a Semana da Educação Midiática. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico dos estudantes, ajudando-os a combater fake news. A matéria foi apreciada em segunda discussão.
Também em segundo turno, os vereadores aprovaram dois projetos de lei da Prefeitura. Ambos tratam de desafetação de imóvel. A primeira proposta desafeta área do Parque São Miguel para integrá-la ao sistema viário do município. A segunda iniciativa desafeta terreno no Jardim Herculano e autoriza sua venda, por valor avaliado em R$ 209 mil. A área, de 419 metros, fica próxima à escola técnica Philadelpho Gouvea Neto.
Em primeira discussão foi aprovado projeto de Julio Donizete (PSD). A medida regulamenta no município dispositivo do Código Civil que prevê a reversão de imóveis urbanos abandonados ao poder público. A intenção é que esses imóveis possam ser destinados a iniciativas de habitação de interesse social, usados por entidades filantrópicas ou até mesmo serem transferidos a terceiros por meio de procedimento licitatório. Emenda do próprio Donizete estabelece critérios para considerar um imóvel como abandonado. Deixar de pagar os impostos devidos por cinco anos é um deles. Na justificativa do projeto, Donizete aponta que existem diversos problemas relacionados a imóveis abandonados no município, causando transtornos aos vizinhos, acúmulo de lixo, risco de zoonoses e falta de pagamento de tributos. Ainda de acordo com a proposta, a medida possibilita a implementação de políticas de planejamento de uso e ocupação do solo, regularização fundiária e diminuição do déficit habitacional.
Em primeiro turno também foi debatida e aprovada proposta de Pedro Roberto (Patriota). A matéria estabelece diretrizes para implementação e revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Cidade Inteligente. Esse plano deve apresentar previsão de soluções voltadas à eficiência de serviços e utilidades públicas.
De autoria do presidente da Câmara, Paulo Pauléra (Progressistas), foi acatado, na legalidade, o projeto que inclui a “AquiShow Brasil” no calendário oficial do município. Ainda de Pauléra foi apreciada em Plenário a proposta que declara de utilidade pública o Instituto Soar. A matéria foi aprovada em regime de urgência especial, ou seja, tanto em primeiro quanto em segundo turno.
Em urgência também foi analisada e aprovada proposta de Jean Dornelas (MDB) que institui o Dia Municipal dos Adeptos a Prática de Campismo e Caravanismo. A matéria trata ainda da permissão de uso de áreas públicas não cobertas para encontro de adeptos aos veículos recreativos (como trailers, motorhomes e campers).
Veto
Os parlamentares rejeitaram veto total do Executivo a projeto de lei de autoria de Bruno Marinho (Patriota). A medida trata da criação e regulamentação da Patrulha Escolar Municipal, a ser realizada pela Guarda Municipal.
Convocação
Os vereadores rejeitaram requerimento de convocação do secretário de Saúde, André Baitello. O pedido foi feito por João Paulo Rillo (Psol). O parlamentar solicita esclarecimentos sobre a vigência da lei que dispõe sobre as condições para o tratamento de pacientes com fissura labiopalatina e anomalias craniofaciais. Rillo cobra ainda informações sobre o pagamento do piso salarial para profissionais da enfermagem.
Celso Peixão, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara, agendou reunião com Baitello para debater as questões levantadas por Rillo. O encontro será na Secretaria de Saúde, na segunda-feira, dia 11 de setembro, com a presença de vereadores e profissionais da enfermagem.
Hora do Presidente
No momento aberto à participação de munícipes, Camilly Souza Rosa usou a tribuna para falar da Semana de Luta contra o Aborto. Ela também questionou a legitimidade do Supremo Tribunal Federal (STF) em decisões sobre a descriminalização do aborto.
Comunicação / Câmara Municipal
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 05 de setembro de 2023
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37