Câmara sorteia membros para composição de CEI

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o "rombo orçamentário e endividamento municipal no período de 2021 a 2024"


01 de abril de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto instalou uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar o "rombo orçamentário e endividamento municipal no período de 2021 a 2024", quando a cidade foi governada pelo ex-prefeito Edinho Araújo. O pedido de CEI foi apresentado pelo vereador João Paulo Rillo (Psol).

Nesta terça-feira, após a realização da sessão ordinária, foi feito o sorteio para composição da CEI. O vereador Bruno Marinho (PRD) será o relator da CEI. Anderson Branco (Novo)  foi sorteado como membro e Pedro Roberto (Republicanos) será o suplente da Comissão. Rillo, autor da proposta, é o presidente.

No requerimento de instalação da CEI, Rillo diz que "os anos de 2023 e 2024 foram marcados pela contratação de empréstimos, financiamentos com contrapartidas financeiras, alienação de áreas públicas e uso irregular de recursos dos fundos municipais da Criança e do Adolescente e do Idoso". O vereador cita ainda o empréstimo de R$ 300 milhões e abertura de créditos suplementares, rearranjos orçamentários para cobrir contratos em andamento, "medidas que zeraram a reserva do município para situações emergenciais", além de não pagamento de dívidas previdenciárias com a Riopretoprev e contratações "indevidas" de empresas terceirizadas.

O prazo de funcionamento da CEI será de 120 dias. Os fatos determinados apontados no pedido são os seguintes:

1- ENDIVIDAMENTO DO MUNICÍPIO – É necessário investigar os empréstimos contraídos, os financiamentos com contrapartidas financeiras, no período de 2021 a 2024, o impacto na capacidade de investimento municipal.

 
2- USO IRREGULAR DE RECURSOS DOS FUNDOS ESPECIAIS – É necessário investigar a ocorrência e a razão do uso de recursos de Fundos Especiais de 2021 a 2024, face o uso irregular em 2023 de recursos dos Fundos Municipais dos Idosos e das Crianças e do Adolescentes pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
 
3- DÍVIDA COM A RIOPRETOPREV – É necessário investigar a razão do descumprimento de obrigações previdenciárias do Município com a RIOPRETOPREV durante o período de 2021 a 2024, a repactuação da dívida celebrada com a entidade, o comprometimento a longo prazo e o impacto na saúde atuarial da entidade.

4- MOVIMENTAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS EM DESVIO DE FINALIDADE OCORRIDAS EM 2023 E 2024 – É necessário investigar as manipulações orçamentárias de 2023 e 2024, o efetivo recebimento de emendas parlamentares, para apurar ações com desvio de finalidade e abuso de poder político, e a utilização do orçamento público e da máquina pública durante os períodos pré-eleitoral e eleitoral, para a promoção pessoal e política de terceiros.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara homenageia empresário Antonio Augusto

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou nesta quarta-feira (02/04) sessão solene para outorga de Título de Reconhecimento Público ao e...


Legislativo aprova isenção de área azul para idosos

Os vereadores de São José do Rio Preto analisaram seis projetos na 11ª sessão ordinária de 2025, na tarde desta terça-feira, 1º de abril. Em segund...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!