Comissão Especial de Inquérito investiga irregularidades no serviço prestado por empresas de transporte urbano em São José do Rio Preto durante a pandemia
30 de agosto de 2021 - Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades no serviço prestado por empresas de transporte urbano em São José do Rio Preto durante a pandemia ouviu o secretário municipal de Trânsito Amaury Hernandes na tarde desta segunda-feira (30/06).
Entre os temas levantados pelos vereadores que fazem parte desta CEI e que foram perguntados a Amaury está o da renovação do contrato com as empresas prestadoras de serviço, que deve vencer nos próximos meses. O secretário começou sua oitiva apresentando uma série de planilhas que fazem parte de um estudo da evolução de passageiros ano a ano desde 2012 até os dias de hoje. Segundo ele, a renovação, que está prevista no contrato e deve ser autorizada pela Câmara, é uma alternativa mais fácil devido a dificuldades que possam surgir por conta dos efeitos da pandemia sobre o número de passageiros.
“Várias cidades do porte de Rio Preto, como Santo André, Londrina e São Carlos tiveram licitações desertas (sem interessados), já que o baixo uso do sistema de transporte público acaba não compensando para as empresas prestar o serviço”, explicou ele. Pelos dados da secretaria de Trânsito em 2019 cerca de 27,8 milhões de pagantes usaram o serviço de circular em Rio Preto, esse número caiu para cerca de 16,6 milhões em 2020, e em 2021 até os dias de hoje são 8,5 milhões de usuários. “As empresas ainda rodam o mesmo trajeto, mas os pagantes caíram pela metade”, disse ele.
Os membros da Comissão, o presidente da CEI Robson Ricci (Republicanos), Julio Donizete (PSD), membro, e Francisco Junior (DEM), relator da CEI, também questionaram a respeito de superlotação dos ônibus durante a pandemia. O vereador Ricci mostrou vídeos captados no Terminal Urbano de Ônibus que mostravam ônibus lotados, com passageiros em pé. A lotação foi refutada pelo secretário que afirmou serem casos pontuais.
A situação sanitária dos circulares também foi discutida. Usuários relatam falhas nos protocolos de prevenção à Covid-19, segundo denúncias recebidas pelos membros da CEI.
Esse depoimento será incluído no trabalho da Comissão que está elaborando do relatório, que irá indicar se houve negligência por parte das empresas Santa Luzia e Itamaraty na prevenção à Covid-19.
Novas oitivas serão marcadas nas próximas semanas, e os membros da CEI não descartam novas diligências para colher material que embase a investigação.
Coordenadoria de Comunicação
A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...
Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...
Publicado em: 30 de agosto de 2021
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.23