Novo secretário diz que está promovendo amplo estudo sobre os problemas e carências da Secretaria de Saúde e anuncia novidades, como a possibilidade de implantar mosquitos modificados geneticamente para combater o Aedes aegypti
17 de janeiro de 2017 - Categoria: Notícias da Câmara
O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), formalizou na tarde desta terça-feira (17) a nomeação do vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) como secretário de Saúde do município. O promotor aposentado Antônio Baldin será assessor especial da pasta. Durante a solenidade, no auditório da Secretaria de Saúde, Edinho destacou a "amizade" e o "companheirismo" que construiu junto a Eleuses.
"Éramos colegas formais, de Congresso. Ele um especialista, eu um generalista. Mas desde a campanha aprofundamos nosso respeito e amizade um pelo outro. E com a amizade vem a lealdade, o respeito", afirmou o prefeito, que destacou ainda a "competência" de Eleuses, que é médico. E pediu empenho e dedicação a todos os servidores da Saúde para a solução de antigas demandas, como os gargalos nas consultas e nas realizações de exames, principalmente os de alta complexidade.
Já Eleuses, durante entrevista coletiva, disse que, apesar de só ter sido nomeado agora, está "desde o início" acompanhando a transição de governo e fazendo diagnóstico da pasta. "Estamos promovendo reuniões diárias com os diversos setores e departamentos para levantar quais os problemas e apontar as soluções que serão encaminhadas" afirmou.
O novo secretário disse ainda que teme por uma nova epidemia de dengue este ano. Por isso, além dos mutirões de agentes de saúde no combate aos criadouros, tem buscado experiências bem sucedidas em outras cidades. Citou o exemplo de Piracicaba, que adotou o combate ao Aedes aegypti utilizando mosquitos geneticamente modificados que, após se reproduzirem, se tornam estéreis. "Estamos analisando, inclusive junto à Fiocruz, os modelos que podemos trazer para Rio Preto."
Outra preocupação do secretário é em relação às suspeitas de febre amarela que podem estar causando as mortes de macacos em Rio Preto e região. Ele lembrou que, por ser transmitida também pelo Aedes, a febre amarela, caso seja confirmada, pode se alastrar rapidamente, a exemplo do que acontece com a dengue.
Por fim, o secretário disse que está fazendo estudos em relação ao Centro de Diagnóstico por Imagens e o Centro de Zoonoses, ambos iniciados na gestão Valdomiro Lopes, e que não descarta alterações profundas nos projetos, inclusive no que diz respeito às estruturas físicas dos prédios.
Acompanharam o anúncio do novo secretário os vereadores Renato Pupo (PSD), Cláudia de Giuli (PMB), Márcia Caldas (PPS) e Jorge Menezes (PTB).
Comunicação/Câmara Municipal
A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...
Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...
Publicado em: 17 de janeiro de 2017
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.23