Internação involuntária volta a ser tema de debate na Câmara

Defensoria Pública apresentou modelo de fluxo de atendimento de pacientes; material deve servir de base para minuta de projeto de lei sobre o tema


03 de abril de 2023 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A internação involuntária de dependentes químicos no município voltou a ser debatida na Câmara de São José do Rio Preto. Em evento realizado nesta segunda-feira, dia 3 de abril, o presidente da Casa, Paulo Pauléra (Progressistas), realizou o segundo encontro com representantes da sociedade a fim de levantar tópicos e sugestões para a elaboração da minuta de projeto de lei que pretende regularizar o programa de internação involuntária na cidade, em especial nos casos que envolvem a população em situação de rua. Entre os participantes estavam o juiz de Direito Evandro Pelarin, o defensor público Júlio Tanone, além de representantes de comunidades terapêuticas e do Conselho de Psicologia.

Tanone apresentou o resumo de um fluxo de atendimento, com base no que já tem sido experimentado no município pelo poder público e entidades, e com apontamentos e sugestões para ampliar a eficiência dos serviços. Para o defensor público, é essencial o fortalecimento do Consultório na Rua (serviço que atende a população de rua em suas demandas de saúde) para o encaminhamento de dependentes químicos a comunidades terapêuticas, internações voluntárias e involuntárias. “Hoje nós temos duas equipes de Consultório na Rua, sendo que uma atua no Centro e a outra na região norte da cidade. Só a equipe da região central conta com médico psiquiatra. Nós precisaríamos de pelo menos mais um profissional para equipar o grupo da região norte. Esse seria um investimento importante, atual, urgente.”

O fluxo de atendimento apresentado pela Defensoria Pública também enfatiza as ações pós-internação para as pessoas em situação de rua. Isso significa que, assim que o paciente tiver alta, ele deve ser imediatamente encaminhado para um outro serviço, como comunidades terapêuticas, entidades de acolhimento e programa de moradia.

Para o juiz Evandro Pelarin, as ações pós-internações involuntárias são fundamentais para criar uma perspectiva de vida para quem fez o tratamento. “Não é só o tratamento de saúde. É o que virá depois. Geração de trabalho, emprego e moradia.” Tanone acrescente: “O atendimento não se encerra na estabilização do paciente.”

De acordo com o defensor público, atualmente 60 pessoas estão internadas involuntariamente no Hospital Bezerra de Menezes. Dessas, 30 são pessoas em situação de rua. Além do atendimento feito no Bezerra, há a previsão de instalação de dez vagas para internação no Hospital de Base.

Novas ações

A Câmara deve agendar para os próximos dias uma reunião com o promotor de Justiça Sérgio Clementino. O objetivo é abordar critérios de atuação e outros temas relacionados a comunidades terapêuticas e clínicas para dependentes químicos. Já a Defensoria Pública deve se reunir com representantes do Samu, que vai atuar na remoção de pacientes para internação. A Defensoria também vai encaminhar à Câmara um texto base para compor a minuta do projeto de lei sobre internação involuntária.

O presidente do Legislativo rio-pretense, vereador Paulo Pauléra, informa que, assim que a minuta for concluída, será enviada à Prefeitura. “É uma proposta que vai ser apresentada pelo Executivo. Tudo o que nós vamos fazer é de acordo com a lei, seguindo a regulamentação nacional. Vamos preparar essa minuta o mais rápido possível para que em 30, 40 dias a gente tenha isso pronto para votar aqui na Câmara.”

Em janeiro deste ano, projeto de Pauléra sobre internação involuntária foi aprovado pela Câmara. Contudo, a norma foi vetada pelo Executivo por vício de iniciativa. Em seguida, Pauléra foi indicado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB) para presidir o comitê que se dedica ao debate da legislação e elaboração de nova proposta sobre o tema.

 

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova Plano Plurianual 2026-2029

Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!