Reunião debate fechamento da UPA Santo Antônio

O promotor Sérgio Clementino, que comandou a reunião, sugere que o poder público aguarde a confirmação de duas emendas parlamentares para melhorias na unidade de saúde


17 de abril de 2018 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

O promotor Sérgio Clementino comandou, na tarde desta terça-feira (17/04), reunião no auditório da Câmara Municipal para debater a proposta da Prefeitura de fechar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio durante as madrugadas.

A proposta de fechamento da UPA do Santo Antônio partiu da Secretaria de Saúde, que entende não haver demanda de pacientes que justifique a abertura da unidade de saúde entre a meia noite e as sete horas da manhã. A Prefeitura afirma que manterá ambulância no local para transporte de eventuais pacientes em situação de emergência. Vereadores se posicionaram contrários ao fechamento e o promotor instaurou inquérito civil para acompanhar o caso.

Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Aldenis Borim, os vereadores Renato Pupo (PSD), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Marco Rillo (PT), Celso Peixão (PSB), Pedro Roberto (PRP), Paulo Pauléra (PP) e Anderson Branco (PR), além de conselheiros locais da saúde e representantes do Santo Antônio e bairros vizinhos.

Os conselheiros presentes apresentaram opiniões diferentes sobre o fechamento. Alguns defendem as melhorias propostas pela prefeitura com o fechamento a curto prazo, enquanto outros alertam para a insegurança dos moradores do Santo Antônio e bairros adjacentes em ficar sem o atendimento no período da madrugada.

Uma das conselheiras ainda apontou a necessidade de analisar as condições para a realização de reforma durante os atendimentos, que podem ser prejudicados com o barulho, por exemplo. Os moradores lembraram que a UPA atende a munícipes dos bairros Maria Lúcia, Jardim Antunes, Cidadania, Duas Vendas, Jardim Planalto e Jardim Arroyo, entre outros.

O vereador Celso Peixão, declarou ser favorável à abertura da UPA durante a madrugada e disse que considera “preocupante” a divisão de opiniões dos conselheiros. O vereador Pedro Roberto defendeu a realização da reforma com a unidade em funcionamento.

Borim ressaltou que já há logística traçada caso sejam aprovadas emendas destinadas a melhorias no local. Segundo o secretário, o prefeito Edinho Araújo (MDB) solicitou ao deputado federal Sinval Malheiros (PODE) a elaboração de emenda parlamentar no valor R$ 1,2 milhão para reformar e ampliar a unidade.

Com a chegada do recurso, não haveria necessidade do fechamento durante a madrugada. Há também expectativa da aprovação de emenda do deputado estadual João Paulo Rillo (PSOL), no valor de R$500 mil, que deverá ser utilizada para a compra de um raio-x para a UPA.

Ao final da reunião, o promotor Sérgio Clementino sugeriu que o Ministério Público e a secretaria municipal de Saúde devem suspender o caso por até trinta dias, enquanto aguardam a confirmação das emendas parlamentares. “Vamos aguardar para depois tomarmos a melhor decisão. No entanto, não devemos alongar o prazo, já que temos uma unidade de saúde funcionando em más condições”, afirmou.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Audiência apresenta Diretrizes Orçamentárias de 2026

A Secretaria de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São José do Rio Preto realiza no dia 25 de abril, sexta-feira, às 15h,...


Vereadores analisam projeto que estende para 7 horas tempo de sessões ordinárias

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam na próxima terça-feira (22/04) projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!